Primeiro Implante de Chip Neuralink no Cérebro Humano

O controverso projeto de Elon Musk, a Neuralink, alcançou um marco significativo ao realizar o primeiro implante de chip no cérebro humano, conforme anunciado por Musk em sua plataforma X na segunda-feira à noite. A operação ocorreu no domingo, e Musk afirmou que o paciente estava se recuperando bem.

Embora os detalhes específicos do avanço científico não tenham sido fornecidos, Musk mencionou que os resultados iniciais indicam uma detecção promissora de picos de neurônios. A Neuralink recebeu aprovação para estudar a segurança e funcionalidade de seu implante de chip e ferramentas cirúrgicas.

O primeiro produto da Neuralink, chamado Telepatia, está destinado a usuários iniciais que perderam o uso dos membros. O objetivo é permitir comunicação mais rápida para pessoas com dificuldades motoras, como exemplificado com a possibilidade de Stephen Hawking se comunicar mais rápido do que através de métodos tradicionais.

A Neuralink tem trabalhado na tecnologia de implantes cerebrais há cerca de cinco anos, enfrentando escrutínio após incidentes, incluindo a morte de um macaco durante um experimento. A empresa obteve aprovação da FDA para ensaios clínicos em humanos em maio do ano passado, concentrando-se em pacientes com quadriplegia devido a lesões na medula espinhal ou esclerose lateral amiotrófica (ELA).

O ensaio faz parte do “Estudo PRIME,” visando estudar a segurança do implante, testar a funcionalidade do dispositivo e avaliar o robô cirúrgico usado no procedimento. Os pacientes terão um chip implantado na parte do cérebro que controla a intenção de se mover, com o objetivo inicial de permitir que as pessoas controlem um cursor ou teclado de computador com seus pensamentos.

Antes que os implantes da Neuralink cheguem ao mercado geral, a aprovação regulamentar será necessária. A FDA expressou reflexões iniciais sobre dispositivos de interface cérebro-computador em 2021, observando o rápido progresso nesse campo. Outras empresas, como a Synchron, também estão ativas na pesquisa e desenvolvimento de interfaces cérebro-sistema nervoso, embora essas tecnologias ainda estejam em estágios experimentais.

Fonte: CNN Business

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.