Cultivando o futuro sustentável: a diversidade do tomate na agricultura brasileira

Em 1º de fevereiro, celebramos o Dia do Tomate, um fruto fundamental na culinária brasileira. Com isso, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) destacou as inovações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no desenvolvimento de diferentes variedades de tomates, impulsionando a produção nacional.

O Brasil, destacando-se como o 9º maior produtor global, conforme dados do Mapas e Estatísticas do Mundo e Regiões (Atlasbig), alcançou uma produção nacional de 3,8 milhões de toneladas em 2022. Goiás se destaca nesse cenário, representando 29,9% do total, com o município de Goianápolis sendo reconhecido como a capital do fruto.

Dessa forma, em 2022, esse município liderou as vendas na Ceasa de Goiânia, comercializando mais de 28 toneladas de tomate ao longo do ano. A importância do tomate na agricultura brasileira é indiscutível, marcando presença não apenas em nossas mesas, mas também impulsionando a economia de regiões como Goiás.

Variedades inovadoras da Embrapa

BRS Zamir: o tomate cereja sustentável

A Embrapa Hortaliças apresenta o BRS Zamir, um tomate cereja adaptável, ideal para cultivo orgânico. Além de sua coloração externa intensamente vermelha e brilhante, destaca-se por um sabor mais doce, proporcionando uma experiência única aos consumidores.

Além do BRS Zamir, a Embrapa oferece variedades como o BRS Couto, um tomate caqui de longa vida estrutural, e o Tomate BRS Montese, do tipo italiano, conhecido por seu aroma, cor e sabor aprimorados, perfeito para saladas, molhos e sucos.

Brasil: um gigante na produção de tomates

O Brasil destaca-se como um dos maiores produtores globais de tomates, com estados como Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul liderando a produção.

Produção orgânica e sustentabilidade

O Mapa promove práticas sustentáveis, incentivando a produção orgânica de tomates. Dessa forma, o cultivo protegido em estufas destaca-se como uma abordagem eficaz, permitindo melhor controle da umidade e redução de doenças. Especialistas na área ressaltam a importância da regularização na legislação orgânica, garantindo um processo produtivo amigável ao meio ambiente.

Benefícios dos produtos orgânicos

Produtos orgânicos garantem ao consumidor uma qualidade superior, com estudos destacando a presença de compostos antioxidantes nos tomates. Com isso, o licopeno, principal antioxidante, é mais bem aproveitado em molhos caseiros e extratos, concentrando seus benefícios nutricionais.

Produção integrada agropecuária: eficiência e sustentabilidade

O Sistema de Produção Integrada Agropecuário da Cadeia Agrícola (PI), criado pelo Mapa, destaca-se na adequação dos processos produtivos. Assim, a Produção Integrada de Tomate, regulamentada por normas específicas, visa a obtenção de produtos de qualidade, favorecendo a sustentabilidade e rastreabilidade da produção.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.