Paraná lança CEP Rural digital e apresenta inovações ao agronegócio

Paraná abre caminho com um sistema inovador de endereçamento, o CEP Rural digital

Na paisagem do progresso tecnológico e da criatividade, o Paraná se destaca como um pioneiro no Brasil, como demonstrado pelo Ranking Cidades Inovadoras e Sustentáveis. Recentemente, o estado apresentou uma série de medidas inovadoras, entre elas o CEP Rural digital. Assim, essas avançadas propostas, anunciadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, são coordenadas pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).

Lançamento do Projeto CEP Rural digital

Entre essas notáveis ações está o lançamento do Projeto CEP Rural digital, que promete revolucionar a acessibilidade nas áreas rurais. Afinal, um dos maiores desafios enfrentados por aqueles que residem em propriedades distantes é a dificuldade de acesso aos serviços básicos. Assim, para enfrentar essa barreira, o estado está introduzindo um sistema de endereçamento digital para todas as propriedades rurais, com previsão de conclusão até o final de 2024.

Códigos únicos e confidenciais serão designados através de um avançado procedimento de georreferenciamento, identificando com precisão a localização exata da entrada de cada propriedade rural. Isso possibilitará localizar os moradores com facilidade através de aplicativos de navegação populares, como o Google Maps e o Waze, facilitando o acesso aos seus locais. Além disso, os residentes das áreas rurais terão melhor acessibilidade aos serviços públicos essenciais, incluindo ambulâncias, polícia e bombeiros.

O CEP Rural Digital também facilitará o recebimento de serviços privados, como entregas de produtos e encomendas. Essa inovação não apenas aprimorará a logística nessas regiões, mas também promoverá uma maior inclusão e cidadania para os habitantes das áreas rurais mais remotas.

O Secretário Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, enfatizou que o endereçamento digital das propriedades rurais desempenha um papel crucial na logística. Ele destaca os desafios enfrentados por muitos proprietários rurais e agricultores familiares em relação à localização e à obtenção de um endereço. O secretário também mencionou que, com a presença nos aplicativos de navegação, como o Waze e o Google Maps, será possível receber entregas e gerenciar cargas com maior eficiência

Outras inovações

Além da novidade do CEP Rural digital, o governador Carlos Massa Ratinho Junior também concedeu autorizações de acesso ao Portal Paraná Negócios para 64 municípios. A plataforma, desenvolvida com a colaboração da Celepar, visa agilizar a atração de investimentos, conectando os municípios a empresas interessadas em investir no estado.

Através dessa plataforma, ocorre o cruzamento entre potenciais investidores e regiões que oferecem a infraestrutura adequada para suas necessidades. Isso permite uma tomada de decisão mais eficiente para ambas as partes, impulsionando o crescimento econômico dos municípios.

O investimento do estado na ferramenta Portal Paraná Negócios é de R$ 5 milhões. Além da SEI, outras entidades envolvidas no programa são a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) e a Invest Paraná, a agência de fomento e captação de negócios do governo.

Rangel destacou que a plataforma é altamente benéfica para os municípios, principalmente os localizados no interior, pois terão acesso a uma “Secretaria de Indústria e Comércio Digital” voltada para a atração de investimentos, tanto no setor agrícola quanto em indústrias tecnológicas. Ele explicou que a plataforma fornece informações sobre regulamentações e potenciais de cada município de forma digital, além de destacar os pontos fortes para investidores em nível global.

Fonte: Governo do Estado do Paraná

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.