Equipe de Hackers Alcança Feito Histórico ao Invadir Satélite em Órbita e Ganha US$50.000

Saiba como uma equipe de hackers conseguiu realizar uma captura da bandeira em tempo real com um satélite em órbita durante a conferência DEF CON. A competição única reuniu hackers de todo o mundo para invadir um satélite a 17.000 milhas por hora, culminando em uma emocionante vitória e um prêmio de $50.000.

Uma competição de hacking inédita durante a conferência DEF CON resultou em uma conquista notável: hackers invadiram um satélite em órbita a uma velocidade impressionante de 17.000 milhas por hora, garantindo o prêmio de $50.000. Esta captura da bandeira com um satélite em tempo real marcou um marco significativo na história do hacking.

O evento ocorreu no Caesars Forum, o local principal da conferência DEF CON, com cinco equipes de hackers de diferentes partes do mundo competindo para conquistar o feito inédito de invadir um satélite enquanto ele orbitava a Terra. A Força Aérea dos EUA organizou o evento em colaboração com a NASA e a SpaceX, abrindo caminho para a primeira vez em que hackers foram incentivados a invadir um satélite em órbita.

O desafio foi projetado em torno de um pequeno cubesat chamado “Moonlighter”, equipado com desafios e “bandeiras” lançadas pela NASA e SpaceX em junho. Durante o fim de semana da conferência, as equipes de hackers se reuniram para competir em um ambiente cheio de dispositivos eletrônicos, cabos e uma agitação constante de atividade hacker.

O evento Hack-A-Sat no DEF CON’s Aerospace Village reuniu equipes de hackers que enfrentaram desafios únicos. A tarefa de invadir um satélite em órbita trouxe dificuldades adicionais em relação aos tradicionais concursos de hacking. Das várias equipes que competiram em todo o processo, cinco equipes conseguiram chegar à final em Las Vegas.

O vencedor do primeiro lugar, apelidado de “mHACKeroni”, consistiu em uma equipe de 60 pessoas da Itália, representando o mundo acadêmico. Eles não apenas ganharam o prêmio em dinheiro, mas também o título de ser a primeira equipe a conquistar um CTF no espaço.

Apesar do ambiente de competição amigável, o desafio de hackear um satélite em órbita não pode ser subestimado. Os hackers tiveram que enfrentar tarefas complexas, como enganar o receptor GPS do satélite para desviar sua órbita, tirar fotos do espaço através da câmera do satélite e resolver desafios de criptografia. O evento também destacou a importância da segurança cibernética espacial, considerando as ameaças reais enfrentadas pelos sistemas espaciais.

No final, o evento Hack-A-Sat não apenas celebrou a habilidade dos hackers, mas também enfatizou os desafios únicos enfrentados na invasão de sistemas espaciais. Enquanto a competição foi uma experiência emocionante, ela também serviu como um lembrete da crescente importância da segurança cibernética no espaço em meio à dependência de sistemas espaciais para diversos setores críticos.

Fonte/crédito: CyberScoop

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.