Startup cria “micro drone morcego” que acaba com pragas em estufas

Inspirada na natureza, uma startup holandesa desenvolveu um micro drone morcego. A inovação, chamada de PATS-X, promete ser uma solução revolucionária para o controle de pragas, como mariposas, em culturas de estufa. Segundo a empresa, tudo é feito sem o uso de pesticidas nocivos.

No Brasil existem cerca de 180 espécies de morcegos e sua maioria é insetívora, ou seja, se alimenta de insetos. Segundo estudo do Centro de Conservação e Manejo de Fauna, da Universidade Federal do Vale do São Franscisco, eles podem consumir até 500 insetos em uma só noite.

E foi de olho nessa capacidade deles, que o micro drone morcego foi desenvolvido. Conforme explica a empresa em seu site, o robô morcego tem como alvo as mariposas e as eliminam durante o vôo, antes mesmo delas se reproduzirem. Outra característica interessante é que o PATS-X reduz a necessidade de pulverização.

O vídeo de divulgação do produto é praticamente um filme do Batman! A ferramenta é equipada com câmeras infravermelho conectadas à internet e espalhadas por toda a estufa. O super-herói das lavouras é capaz de identificar qualquer inseto que sobrevoe a estufa. Se for um bichinho do bem, como uma abelha, ele não faz nada, mas se for uma praga, o morceguinho entra em ação.

O drone sai da “batcaverna” e vai em direção ao alvo. Conforme informações divulgadas pelo Neofeed, algoritmos de inteligência artificial fazem o reconhecimento do inseto graças a informações como frequência e tamanho do batimento das asas.

Em uma publicação no LinkedIn, a startup afirma que o micro drone morcego estará disponível para todos os tipos de cultivos em estufa, como vegetais de alta resistência, frutas, flores e plantas, ainda em 2023.

Clique para ver o vídeo

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.