Primeira bolsa de crédito de carbono do mundo é lançada no Brasil

Foi lançada no Brasil, na última quarta-feira (16), a B4, primeira bolsa de créditos de carbono do mundo. O evento, que aconteceu na capital de São Paulo, marca o primeiro passo rumo a uma experiência inédita, que reúne soluções inovadoras capazes de diminuir, efetivamente, a emissão de CO2 no planeta.

A B4 possui uma infraestrutura sediada na tecnologia Blockchain, que oferece vantagens em relação à segurança, rastreabilidade, transparência, inclusão e à confiabilidade das transações. A criação da bolsa facilita o acesso a negociação de ativos digitais lastreados em carbono positivo, buscando oferecer a melhor experiência para atingir o Net Zero – ou seja, a neutralidade de carbono.

De acordo com o relatório ESG Radar 2023, promovido pela Infosys, até 2025 cerca de US$ 53 trilhões devem ser investidos por empresas em pautas ESG, ou seja, voltadas para ações ambientais, sociais e de governança corporativa.

Frente a esse cenário, a tecnologia utilizada pela B4 ganha destaque, já que ela garante, por meio da rastreabilidade, o fim do maior problema do mercado de crédito de carbono: a duplicidade dos créditos – um grande desafio para as empresas envolvidas no mercado de compensação de emissões.

Quando um crédito de carbono é emitido ou negociado mais de uma vez, resulta em usos indevidos de um ativo já debitado. Dessa forma, a credibilidade das empresas que passam por esse processo é minada, ao passo em que ocorre a perda de confiança dos investidores.

Sem um sistema adequado para rastrear e registrar de forma transparente as transações desses ativos, o problema tende a se repetir. Com a tecnologia blockchain, a B4 bolsa de ação climática oferece uma solução que permite o registro imutável e eficaz das informações, em um ambiente transparente distribuído.

Sobre a B4

A B4 é uma bolsa de ação climática, que oferece um ambiente seguro, imutável e inclusivo, onde as transações podem ser rastreadas em tempo real. A B4 contribui para a mitigação dos impactos ambientais, promovendo a sustentabilidade e oferecendo uma solução confiável para os participantes do mercado de créditos de carbono.

(Com informações da assessoria de imprensa)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.