New Holland lança em Curitiba o primeiro trator acessível do mundo

A New Holland lançou na terça-feira (15), em Curitiba, no Paraná, o primeiro trator acessível do mundo. O trator modelo TL5 Acessível será produzido na fábrica de Curitiba e é destinado a pessoas com deficiência motora nos membros inferiores. O lançamento aconteceu durante a cerimônia para apresentar o Plano Safra Paraná, no Palácio Iguaçu, e contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do vice-presidente da New Holland na América Latina, Eduardo Kerbauy.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem 7,8 milhões de pessoas com deficiência física nos membros inferiores. “As pessoas com deficiência, inclusive as que vivem e trabalham no campo, querem ter autonomia para poder realizar suas atividades por conta própria. Essa, aliás, é a principal premissa da inclusão, já que essas pessoas possuem inúmeras habilidades e capacidades”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

Foto: divulgação/New Holland

Ele explica que o trator acessível “permitirá eliminar barreiras que hoje impossibilitam muitos agricultores de acessarem o posto de operação de uma máquina”. O produtor rural Fernando Dalmolin traz um exemplo claro de como essa máquina faz a diferença no dia a dia. “Eu sofri um acidente e fiquei limitado. Era da cadeira para cama, da cama para a cadeira. Agora este projeto inovador vai me colocar de volta ao campo para que eu possa fazer o que eu sei”, conta.

Dalmolin participou de testes do trator acessível e conta que a máquina é uma forma de voltar à ativa nos trabalhos no campo. Dono de uma propriedade rural pequena, onde vive com a família, ele explica que produz soja, milho e trigo, mas não tem condições ainda de contratar alguém para realizar o trabalho. “A mão de obra é alta pra mim. Então a produção depende muito da minha família. Agora posso retomar o trabalho”, garante animado.

Foto: divulgação/New Holland

O modelo, que teve projeto iniciado pela New Holland ainda em 2019, foi apresentado pela primeira vez no Show Rural Coopavel e na Expodireto Cotrijal, em 2020. Segundo a fabricante, o produto final foi desenvolvido em parceria com a empresa de mobilidade inclusiva Elevittá, a Arteprima e o Senai, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

“Como uma marca que se preocupa em melhorar a experiência do cliente, este trator acessível surgiu a partir de uma necessidade real de muitos agricultores, que foram fundamentais para que chegássemos ao produto final, focando sempre na segurança do operador”, observa Flávio Mazetto, diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina.

Foto: divulgação/New Holland
Foto: divulgação/New Holland

Para Paulo Máximo, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América Latina, o lançamento dá às pessoas uma oportunidade. “Não se trata apenas de disponibilizar uma tecnologia nova no mercado de máquinas agrícolas, mas também de valorizar as pessoas com deficiência e devolver a elas o protagonismo de suas vidas”, diz.

A tecnologia permite que o agricultor tenha acesso a inúmeras informações, como a visualização do status da operação – tempo que a máquina esteve operando. “Neste pacote tecnológico, o agricultor poderá ter acesso a funcionalidades como visualização do histórico de localização, ou seja, é possível ver o rastro de uma ou mais máquinas dentro de um período de 24 horas. Será possível também personalizar notificações e recebê-las via SMS, como por exemplo, quando se ultrapassa o limite do talhão ou os parâmetros não conformes, como exceder a velocidade determinada”, explica Mazetto.

Foto: divulgação/New Holland

(Com informações da New Holland Agriculture e da Agência Estadual de Notícias/PR)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.