Corrida pela Supremacia em IA Generativa: Amazon Investe em Chips Personalizados da AWS

Amazon está investindo intensamente em chips personalizados, chamados Inferentia e Trainium, para treinamento e aceleração de IA generativa, competindo diretamente com Microsoft e Google. Esses chips estão se tornando uma alternativa popular às GPUs Nvidia, especialmente para treinar modelos de linguagem de grande escala, uma vez que a aquisição de GPUs está se tornando mais difícil e custosa.

Enquanto a Amazon está entrando no cenário de IA generativa com determinação, a Microsoft e o Google já tomaram medidas significativas para capitalizar o boom dessa tecnologia. A Microsoft ganhou destaque ao hospedar o ChatGPT da OpenAI e investir bilhões na própria empresa, enquanto o Google lançou seu próprio modelo de linguagem, Bard, e investiu pesadamente na concorrente da OpenAI, Anthropic.

A Amazon está construindo sua diferenciação através do desenvolvimento de chips personalizados, oferecendo alternativas técnicas únicas como o Inferentia e o Trainium. Esses chips prometem melhorar o desempenho de treinamento de modelos de inteligência artificial e de inferência, tornando-se uma escolha atraente para empresas que buscam capacidades de inteligência artificial generativa.

A AWS, com seu domínio na nuvem, tem uma vantagem estratégica. Sua base de instalação existente e a familiaridade dos clientes com a plataforma podem atraí-los para a Amazon em busca de soluções de IA generativa. A AWS também oferece um portfólio crescente de ferramentas e serviços focados em IA generativa, como o AWS HealthScribe e o SageMaker.

Apesar do foco em ferramentas, há rumores de que a Amazon também está desenvolvendo seus próprios modelos de linguagem expansivos, mostrando um interesse crescente em competir diretamente no campo de IA generativa.

Enquanto a Nvidia ainda lidera no treinamento de modelos de IA, a Amazon está buscando se estabelecer como uma força nesse cenário em rápido crescimento. Com mais de 100.000 clientes usando aprendizado de máquina na AWS, a Amazon está posicionada para impactar significativamente o mercado de IA generativa e moldar seu futuro.

Fonte/crédito: CNBC

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.