Japoneses desenvolvem hashis elétricos que realçam o sabor da comida e reduzem o uso do sal

A tecnologia japonesa está sempre surpreendendo a todos. Dessa vez os pesquisadores japoneses desenvolveram hashis elétricos que realçam o sabor comida e te ajuda a reduzir o uso do sal na dieta. O criador dessa novidade é Homei Miyashita, professor da Universidade Meiji. Você já ouviu falar dele por aqui. Lembra-se da “TV lambível”?

O dispositivo, desenvolvido por Miyashita em parceria com a fabricante de bebidas Kirin Holdings Co., utiliza uma corrente elétrica fraca para transmitir, através dos hashis, íons de sódio que vão dos alimentos até a boca, criando a sensação de salinidade. “Como resultado, o sabor salgado aumenta 1,5 vezes”, explicou o professor.

Segundo ele, a criação deste produto vai de encontro com a necessidade de reduzir a ingestão de sal. Os japoneses consomem cerca de 10 gramas de sal por dia, o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Se tentarmos evitar consumir menos sal de maneira convencional, precisaríamos suportar a dor de cortar nossa comida favorita de nossa dieta ou suportar comer comida sem graça”, disse.

Miyashita e Kirin estão refinando seu protótipo de hashis e a ideia é começar a comercializá-los já em 2023.

(Com informações do G1 Inovação)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.