NASA lança missão para desviar rota de asteroide e garantir a defesa da Terra

A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) lançou uma missão um tanto quanto curiosa na madrugada da última quarta-feira (24). A espaçonave Dart (Double Asteroid Redirection Test) foi lançada ao espaço e deve se chocar contra o asteroide Dimorphos em 2022. Segundo a agência espacial, trata-se de um experimento para comprovar se é possível mudar a rota de um objeto espacial e garantir a defesa do planeta Terra.

A nave foi carregada por um foguete Falcon 9, da SpaceX, e decolou às 3h20 da manhã na Base de Vandenbern, na Califórnia. “O Dart mudará apenas um pouco o período de órbita do asteroide. E realmente isso é tudo o que é necessário no caso de um perigo real ser descoberto com bastante antecedência”, explicou Kelly Fast, integrante do departamento de defesa planetária da NASA.

O asteroide Dimorphos, de acordo com os especialistas, não representa uma ameaça real para a Terra. Trata-se de um corpo celeste que se aproxima do planeta, mas que não têm chance de colidir na superfície terrestre nos próximos 100 anos. É o que os profissionais chamam de NEO (Objetos Próximos da Terra, na sigla em inglês).

Assista, abaixo, o vídeo do momento do lançamento:

(Com informações Tecmundo)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.