LGPD no agronegócio

LGPD no agronegócio: veja como a tecnologia pode te ajudar a se adequar à nova lei

Você já conhece ou sabe o que é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)? A nova lei entrou em vigor em agosto de 2020 e, se não cumprida, resulta em multas bem pesadas. Neste texto você vai saber qual o impacto da LGPD no agronegócio e como a tecnologia pode ser uma aliada.  

LGPD no agronegócio: o que a lei regulamenta?  

A LGPD é uma ferramenta do governo que regulamenta como os dados dos brasileiros são tratados, armazenados e protegidos. É uma forma de obrigar as empresas a agirem de forma ética e socialmente responsável. Neste sentido, caso ela seja descumprida, as multas variam de 2% do faturamento bruto até R$ 50 milhões.  

Quais são os objetivos da LGPD no agronegócio?  

Segundo o texto da lei, os objetivos são: assegurar o direito à privacidade dos usuários por meio de práticas mais transparentes e seguras, fortalecer a segurança das relações jurídicas, promover a concorrência e a livre atividade econômica, além de estabelecer regras claras quanto ao tratamento de dados pessoais.  

Onde estão os dados no agronegócio? 

Se você for um empresário do meio rural pode estar se perguntando: “mas onde isso se encaixa na minha realidade?”. Pois bem, os dados no agronegócio estão em diversas frentes. Eles estão presentes nos processos trabalhistas, nos contratos, procurações, financeiro, e documentações imobiliárias. Portanto, é preciso ficar atento.

Como a tecnologia ajuda com a LGPD no agronegócio? 

Fazer uso de tecnologias pode ajudar o agricultor não apenas a otimizar o trabalho no campo, mas a tratar dos dados com mais segurança também. No agronegócio os dados precisam ser automatizados por meio de softwares.  Eles ajudam a gerir as informações importantes com segurança e validade jurídica.  

Por exemplo, você sabia que já é possível fazer contratos à distância, utilizando assinaturas eletrônicas? Tudo é feito através de um processo seguro e totalmente legal.

Você já sabia disso? É a tecnologia sendo aliada do agricultor mais uma vez. Deixe aqui seu comentário para sabermos o que achou. E não se esqueça, no Digital Agro News você encontra as últimas notícias do setor. Fique sempre ligado.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.