Desafios pós-IA: como a Blockchain dará um ‘nó’ na segurança

A popularização e propagação da inteligência artificial tem solucionado diversos problemas. Entretanto, desafios pós-IA geram preocupações inesperadas. Uma delas reside na segurança das informações produzidas. 

A blockchain chega para desmascarar os fakes

Os deepfakes, por exemplo, capacitam a criação de imagens e vídeos tão convincentes quanto os capturados por uma câmera, o que pode resultar em fraudes e manipulações, especialmente durante períodos eleitorais.

As leis e regulamentos não resolverão esses desafios pós-IA. Qualquer desenvolvedor mal-intencionado pode ter acesso aos algoritmos que viabilizam a criação dessas imagens e vídeos falsificados, pois os códigos já estão disponíveis online.

A blockchain provavelmente surgirá como a próxima tendência no universo da tecnologia, ao lado da inteligência artificial. 

O que é blockchain?

Blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que visa criar uma base de dados compartilhada e imutável. Essa tecnologia funciona como um tipo de livro-razão digital que registra todas as transações de forma transparente e segura. 

A característica fundamental da blockchain é sua natureza descentralizada, o que significa que não é controlada por uma única entidade, mas sim por uma rede de computadores interconectados, conhecidos como nós. Cada nó na rede possui uma cópia idêntica do registro, garantindo que qualquer alteração ou transação seja validada e registrada por consenso entre os participantes da rede.

As informações registradas em uma blockchain são organizadas em blocos, que são encadeados sequencialmente. Cada bloco contém um conjunto de transações, bem como um hash criptográfico único que o identifica e o conecta ao bloco anterior. Isso garante a integridade e a segurança da cadeia de blocos, uma vez que qualquer tentativa de alterar um bloco anterior exigiria a modificação de todos os blocos subsequentes na cadeia, tornando-a extremamente difícil de fraudar, o que a torna eficiente ao enfrentar desafios pós-IA.

A blockchain funcionando como um “carimbo digital”. Assim, ela registra assinaturas em um “cartório digital” descentralizado e imutável. Dessa forma, cada indivíduo pode ter sua própria assinatura na blockchain, garantindo a autenticidade segura e transparente de imagens, vídeos, documentos e textos.

Enquanto a inteligência artificial avança para uma fase de ampla adoção, apresentando novos desafios, a blockchain emerge como uma solução promissora para assegurar a segurança e a confiabilidade dessas aplicações. 

Segurança de dados 

A blockchain pode incorporar camadas adicionais de segurança, transparência e eficiência aos sistemas de inteligência artificial. Assim, ela viabiliza o rastreamento e a verificação de todas as transações e decisões realizadas por esses sistemas, aumentando a confiança dos usuários. Além disso, facilita o compartilhamento seguro de dados entre diversas entidades e sistemas de inteligência artificial, fomentando um ecossistema colaborativo.

Outra vantagem notável é a capacidade de monetizar dados e modelos de inteligência artificial utilizando contratos inteligentes. Suponha que uma inteligência artificial gere uma música com base em milhares de músicas compostas por vários músicos humanos. Por meio da blockchain, esses compositores podem ser remunerados instantaneamente, de acordo com a contribuição de suas músicas para a criação da nova música.

Por fim, a blockchain pode viabilizar que agentes de inteligência artificial operem de forma mais autônoma, tomando decisões rastreáveis sem a necessidade de intervenção humana direta. Isso é particularmente útil em áreas como cadeias de suprimento, finanças e seguros.

https://www.youtube.com/watch?v=kyI5n0oHhUw


Fonte: EXAME

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.