Aquicultura sustentável na terra do bacalhau e do salmão: uma revolução em curso

A Noruega é famosa por suas exportações de bacalhau e salmão. Exportações que totalizam impressionantes US$ 15 bilhões por ano, uma empresa está desafiando as convenções da aquicultura tradicional. Por isso, a Hima Seafood está propondo uma abordagem inovadora para a criação de peixes em tanques, centrada no bem-estar animal e no valor agregado.

O cenário da aquicultura na Noruega

Com suas vastas extensões de águas costeiras e uma longa tradição na pesca, a Noruega se estabeleceu como um dos principais produtores e exportadores de frutos do mar do mundo. Assim, o bacalhau e o salmão noruegueses são reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade e sabor, e são altamente valorizados nos mercados globais.

No entanto, a aquicultura, embora lucrativa, enfrenta desafios significativos relacionados à sustentabilidade e ao bem-estar animal. A prática convencional de criar peixes em gaiolas subaquáticas pode resultar em questões ambientais. Como, por exemplo, a poluição da água e a propagação de doenças entre os peixes.

A abordagem inovadora da Hima Seafood

A Hima Seafood está buscando mudar esse paradigma ao adotar uma abordagem mais ética e sustentável para a aquicultura. Em vez de confinar os peixes em gaiolas submersas, a empresa está investindo em sistemas de criação em tanques terrestres. Assim, os peixes podem ter mais espaço para nadar livremente e onde as condições ambientais podem ser melhor controladas.

Além disso, a Hima Seafood está priorizando o bem-estar animal em todas as etapas do processo de criação. Isso inclui o uso de práticas de manejo cuidadosas e a oferta de uma dieta nutritiva e balanceada para os peixes. Ao garantir que os peixes sejam criados de forma ética e saudável, a empresa tem dois objetivos. O primeiro é o atender às demandas dos consumidores por produtos de origem animal humanamente tratados. E o segundo é elevar a qualidade e o valor dos seus produtos.

Benefícios da aquicultura baseada no bem-estar animal

A abordagem da Hima Seafood para a aquicultura baseada no bem-estar animal oferece uma série de benefícios. Tanto para os peixes quanto para o meio ambiente. Ao proporcionar condições de vida mais naturais e espaçosas, os peixes podem crescer de forma mais saudável e robusta. O resultado é notável em produtos finais de melhor qualidade.

Além disso, a criação em tanques terrestres reduz o risco de poluição da água e minimiza o impacto ambiental negativo associado à aquicultura convencional em gaiolas subaquáticas. Isso pode ajudar a preservar os ecossistemas marinhos locais e a garantir a sustentabilidade a longo prazo da indústria pesqueira norueguesa.

Conclusão

A Hima Seafood está liderando o caminho rumo a uma nova era na aquicultura norueguesa. Dessa forma, o bem-estar animal e a sustentabilidade são priorizados sem comprometer a qualidade ou a lucratividade. Ao adotar uma abordagem inovadora e ética para a criação de peixes, a empresa está demonstrando que é possível revolucionar o sistema tradicional. Criando, assim, um futuro mais promissor para a indústria pesqueira do país.

Com o aumento da conscientização dos consumidores sobre a origem e o impacto dos alimentos que consomem, iniciativas como a da Hima Seafood têm o potencial de transformar não apenas a aquicultura, mas também todo o setor de produção de alimentos.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.