AgroHub Brasil: governo anuncia plataforma digital de inovação agropecuária

O governo brasileiro anunciou que está dando os primeiros passos para criação do AgroHub Brasil, um ambiente de inovação online especialmente voltado para o agronegócio. O Ministério da Agricultura e Pecuária e o Serpro firmaram Acordo de Cooperação Técnica rumo à criação de uma plataforma virtual que vai promover a cooperação entre os diversos centros de inovação do país. A expectativa é de que, até julho, já esteja pronta uma primeira versão do ambiente.

“O AgroHub Brasil será um integrador de todos os centros de inovação agropecuários do país em uma plataforma virtual de inovação aberta. Além de reunirmos quem já pensa o agro em um único ambiente, vamos promover inovação a partir da própria plataforma”, explica Bruno Vilela, superintendente do Serpro e facilitador dos processos de transformação digital no governo.

Visão nacional

Segundo Vilela, isso vai acontecer graças à sinergia gerada pela participação de startups, empresas do segmento, universidades, centros de pesquisa, governo, além, é claro, do próprio produtor rural. “A vantagem é que teremos uma visão nacional, de norte ao sul, do que está sendo produzido. Tecnologias de uma região poderão ser repensadas e utilizadas em outras, sempre com foco na solução dos problemas e desafios do campo”, complementa.

“O Brasil é um país de dimensões continentais, com necessidades e potenciais diferentes em cada região. Com a Inovação Aberta, é possível trabalhar com políticas públicas mais focadas nessas particularidades, com estratégias mais sustentáveis e de maior engajamento”, avalia Renata Miranda, secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Com suporte multilíngue e empregando tecnologias como inteligência artificial a plataforma irá criar uma rede de transferência de tecnologia voltada para a busca de soluções inovadoras que atendam os produtores e fomente empreendedorismo tecnológico no campo.

(Fonte: Serpro)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.