Starlink e John Deere firmam acordo para conectar máquinas agrícolas no Brasil

A John Deere e a Starlink fizeram nesta terça-feira (15) um anúncio que promete revolucionar o agronegócio no Brasil e nos Estados Unidos. A montadora americana e a empresa de internet via satélite vão trabalhar juntas para equipar máquinas agrícolas com internet de alta velocidade.

A nota divulgada pela Starlink sugere que o acordo será implementado ao longo deste ano. Notícia boa para os produtores rurais, que terão acesso a máquinas equipadas com antenas ligadas aos milhares de satélites da Starlink. Com isso, será possível colher, em tempo real, dados sobre as operações em campo utilizando uma internet com altíssima velocidade.

De acordo com informações do site AgFeed, em setembro de 2022 a fabricante reuniu, em uma fazenda de testes no estado de Iowa, aproximadamente 60 potenciais fornecedores de soluções de conexão. Empresas como OneWeb, Hughes Network Systems e a própria Starlink estavam presentes.

Nos meses seguintes foram analisadas propostas e realizados testes, até a Starlink levar a melhor. A velocidade insuperável dos satélites de Elon Musk e a capacidade que a SpaceX tem de construí-los e mandá-los ao espaço foi o que conquistou os chefões da John Deere. “Essa é uma distinção única na indústria de satélites”, disse Jahmy Hindman, diretor de tecnologia da John Deere ao WSJ.

Os planos da John Deere

A montadora pretende investir pesado em soluções tecnológicas para o campo. Até o fim da década, ela quer que pelo menos 10% de sua receita anual venha da cobrança pela utilização de serviços de softwares instalados nas máquinas.

Com o projeto, a marca pretende superar um dos maiores obstáculos do agro, que é a falta de conectividade no campo. Até 2026, por exemplo, a expectativa é de alcançar 1 milhão de máquinas conectadas ao seu centro de operações na nuvem. Deste total, 100 mil deve ser de clientes com internet via satélite. “Isso nos leva a um passo mais perto da conectividade onipresente em qualquer lugar do mundo”, falou Hindman.

Os valores para instalar as antenas da Starlink nas máquinas agrícolas ainda não foi revelado.

(Fonte: AgFeed e Canal Rural)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.