Nem só de carne bovina vive a carne cultivada no Brasil

A Sustineri Piscis que em seu site se intitula Aquicultura Celular, está fazendo história em terras tupiniquins. As quase 30 pessoas que estavam no restaurante Xian, no centro do Rio, em agosto último, talvez nem pudessem imaginar como aqueles bolinhos de peixe, feitos de carne cultivada poderiam estar ali.

A startup carioca de carne cultivada Sustineri Piscis, foi a primeira brasileira a servir bolinhos de carne de robalo desenvolvida em laboratório, o fundador Marcelo Szpilman, biólogo marinho e também fundador do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, investiu capital próprio e contou com apoio de 5 sócios para fundar a startup no finalzinho de 2019.

Após quase 3 anos de pesquisa e desenvolvimento o resultado apareceu, bolinhos de peixe, após o investimento de 5 milhões de reais.

Os bolinhos foram resultado de uma espécie de carne de robalo moída

Os bolinhos foram resultado de uma espécie de carne de robalo moída. Ela é composta por células retiradas de robalos vivos e que se reproduziram ao longo de duas semanas numa solução líquida, em biorreatores.

Isso é apenas o começo de um grande negócio que começou, pois Marcelo tem por objetivo reduzir a pressão da pesca comercial sobre os estoques naturais.

A evolução na construção de um laboratório que possa produzir carnes de peixes de laboratório comercialmente ainda está distante, pelo menos aqui no Brasil, já que esta semana nos EUA, após obter aprovação regulatória para produzir carne cultivada, a Upside Foods, com sede na Califórnia, inaugurou uma nova fábrica em escala comercial. A nova instalação, ocupa 187.000 pés quadrados em Glenview, Illinois.

A fábrica tem potencial de produção anual de 30 milhões de libras de carne cultivada e produtos de frutos do mar. Além disso, tem a capacidade de abrigar cultivadores com capacidades de até 100.000 litros.

Enquanto isso, a startup brasileira segue aumentando a capacidade dos equipamentos. O biorreator atual, que comporta 2 litros, vai aumentar para 20 e depois 100 litros, por isso a necessidade de capital que deverá ser preenchida com a captação de R$ 17 milhões.

Quanto ao período de desenvolvimento, Marcelo calcula que até hoje produziu algo como 500 gramas da massa proteica de robalo. Ele entende que ainda vai demorar para que a Sustineri Piscis possa contribuir para o consumo sustentável de peixes. Mas a brasileira Sustineri Piscis saiu na frente e seu desenvolvimento parece que caminha bem em direção a sustentabilidade.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.