Startup cria barco voador e pode revolucionar transporte na Amazônia

Para solucionar os problemas de logísticas que atingem a Região Amazônica, a startup Aeroriver desenvolveu o Volitan, um barco voador que alia sustentabilidade e inovação. O veículo é capaz de voar sobre os rios e chegar ao destino mais rápido – um terço do tempo – do que as lanchas mais velozes do mundo. O produto foi apresentado durante o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, nos dias 27 e 28 de setembro, em São Paulo.

Com 18 metros de comprimento, o Volitan, chega a uma altura de 5 a 10 metros da água e velocidade de 150 km/h, pode percorrer uma distância de até 450 quilômetros sem reabastecer. Outro ponto positivo é que o barco voador é mais sustentável, já que emite menos CO2 do que embarcações e aeronaves convencionais.

Testes

Imagem: Divulgação

O barco voador está em fase de testes. Segundo a Agência Sebrae, está sendo utilizado um protótipo em escala 1:6 para que os engenheiros possam entender a dinâmica do veículo. “Em paralelo, estamos em fase avançada do protótipo em escala real, que estará pronto para testes e certificação no fim de 2024. Pretendemos iniciar a sua comercialização em 2025”, projetou Lucas.

A expectativa da empresa é conquistar novos parceiros. “Nosso objetivo maior é resolver problemas logísticos na Região Amazônica. Estar no Congresso viabiliza conexões com possíveis investidores e parceiros, ampliando o alcance da AeroRiver”, afirmou o engenheiro aeronáutico, e sócio da startup, Lucas Guimarães.

O empresário destaca que o Volitan será o primeiro veículo de efeito solo adaptado para o território amazônico e terá capacidade para transportar 10 passageiros ou uma tonelada de carga.

“Aliar progresso com a sustentabilidade é a chave para o desenvolvimento da humanidade, não apenas na região amazônica, mas mundialmente. Esse esforço deve partir de todas as entidades, principalmente das indústrias que geram grande parte dos gases poluentes e que também são responsáveis direta ou indiretamente pelas áreas desmatadas”, disse.

Parceria com o Sebrae

A Aeroriver é uma das empresas que participam do Programa Inova Amazônia, do Sebrae, que fomenta, apoia e desenvolve pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia. “Essas empresas ajudam a oxigenar a economia e a levar soluções novas e tecnológicas para os negócios de base tradicional”, afirmou a analista coordenadora de startups do Sebrae Nacional, Natália Bertussi.

(Com informações da Agência Sebrae)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.