Em junho último o FDA e o Departamento de Agricultura americano aprovaram a carne cultiva de frango da startup Upside e também da Good Meat, linha que pertence a startup Just, também americana.
Upside Food é uma das mais de 100 startups que investem emcarne cultivada, a Good Meat já oferece frango cultivado em Singapura. Agora, além de Singapura os EUA passam também oferecer esta “iguaria” que quer “brigar” com o mercado de carnes, mas esta, sem sofrimento animal.
Aqui no Brasil, continuamos avançando com várias frentes, o alto investimento da gigante JBS em carne cultivada e o rápido crescimento da Startup Cellva, assunto de uma matéria que publiquei aqui na coluna.
O lançamento
No sábado, 1º de julho de 2023, a UPSIDE Chicken se tornou a primeira carne cultivada vendida aos consumidores nos EUA, o produto foi oferecido em um restaurante em São Francisco como parte de um tempurá criado pela equipe do chef Dominique Crenn. Em uma postagem no Linkedin da marca, pode-se ver o lançamento do produto.
Futuro
O mercado aposta todas as fichas que o próximo país que fará a liberação para comercialização da carne cultivada será o Japão. Acredito que ainda temos muitos passos para que a carne cultivada possa competir com a carne tradicional, mas a liberação americana é um grande avanço para que esses passos ocorram com mais velocidade.