digital-agro-moondo

Couro cultivado? O que está por vir com a chegada da Moondo!

Como tenho escrito em algumas matérias anteriores, a movimentação do segmento carne cultivada no Brasil está acelerado, algumas informações que possuo ainda não posso divulgar, mas agora chegou a hora de falarmos de uma novidade que vai mexer com este mercado, o lançamento da Moondo, que irá produzir couro cultivado.

Empreendedoras

Lorena Viana Souza e Aline Bruna da Silva tiveram suas vidas cruzadas pelo caminho do empreendedorismo e inovação.

A Lorena, que é Engenheira de Materiais pelo CEFET-MG, mestre em inovação tecnológica e propriedade intelectual com ênfase em biotecnologia, pela UFMG, foi professora das turmas de MBA da PUC MG. Em 2016 teve a oportunidade de criar sua primeira empresa de engenharia de tecidos, Biomimetic Solutions, a primeira empresa de  scaffolds (bio materiais) do mundo, concebida no Reino Unido e investida pela SOSV Partners. Tal negócio foi considerado uma referência global e por este feito foi premiada pela revista Forbes, como Under 30, na categoria ciência e inovação.

Aline junto com Lorena foi uma das fundadoras da Biomimetic Solutions e pesquisadora pioneira no tema de carne cultivada no Brasil. Coordenou o primeiro projeto de pesquisas para desenvolvimento de carne cultivada com financiamento do The Good Food Institute (GFI) aprovado no Brasil e com esse projeto desenvolveu o primeiro protótipo de frango estruturado em pesquisas brasileiras sendo destaque em várias mídias. Além é doutora em Engenharia de Materiais pela UFSCar com período de sanduiche na University of Calgary, no Canada. Foi Professora Adjunta no Departamento de Engenharia de Materiais do CEFET MG de Belo Horizonte de 2014 a 2022 e professora visitante no instituto politécnico de Bragança, Portugal, em 2019. Possui larga experiência em desenvolvimento de materiais para aplicação na área de engenharia de tecidos.

Com tanta experiência junta, no final do ano passado, chamaram a atenção de uma empresa do segmento frigorífico, e juntas fundaram a Moondo, que tem em seu “DNA” se posicionar como uma empresa de biotecnologia para agricultura celular.

A Moondo nasce com uma estratégia consolidada sendo que na primeira fase, após análises de mercado e aspectos técnicos, iniciarão o desenvolvimento de carne de tilápia cultivada. As duas pesquisadoras e empreendedoras foram enfáticas: “A Moondo não será uma empresa focada somente em peixes”, tanto é que no roadmap costam carne bovina (bife) e couro cultivado, este com desenvolvimento a longo prazo e que atenderá clientes B2B.

A Indústria

O laboratório ficará sediado em BH e está em fase de estruturação.

A objetivo é atuar como fábrica no desenvolvimento de carne, sendo que a primeira produção da escala piloto da tilápia está prevista para 2026. 

Captação

Para acelerarem o projeto, as empreendedoras receberam um investimento anjo, estão em processo de captação e em conversa com alguns fundos e empresas.

O site ainda não foi publicado, mas muito em breve estará no ar através do endereço: www.moondobiotech.com

Agora é aguardar e torcer pelo propósito da Moondo!

Nascemos para mudar a relação do homem com o mundo animal, trazendo um MOONDO de novas alternativas para evoluir a indústria da carne e da moda. Nossos produtos de carne e couro de verdade são cultivados de forma mais gentil para todos e para o planeta, sem sacrificar qualidade, animais, estilo ou sabor. Somos um Moondo de possibilidades. Feito pra quem caminha em direção à um mundo melhor.

(texto extraído da conta do Linkedin da Moondo)
Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.