Ciência proporciona novas perspectivas na criação de caprinos e ovinos

A Embrapa tem se dedicado ao desenvolvimento de soluções para melhorar a criação de caprinos e ovinos há mais de 50 anos. Agora, a instituição está se preparando para impulsionar a inovação tecnológica visando o desenvolvimento sustentável nessas áreas.

No cenário global, o Brasil ocupa a 18ª posição como produtor de ovinos e a 21ª posição como produtor de caprinos. A criação de ovinos e caprinos é particularmente relevante nas regiões Nordeste e Sul do país. No Nordeste, concentram-se cerca de 90% dos rebanhos de caprinos e 60% dos rebanhos de ovinos.

De acordo com informações do Centro de Inteligência e Mercado de Caprinos e Ovinos (CIM), há um potencial significativo para expandir a produção de carne, leite e seus derivados nessas atividades. 

Com isso, além dos mercados tradicionais locais, impulsionados pela agricultura familiar, estão surgindo novas oportunidades, como:

  • mercado industrial;
  • boutiques especializadas em produtos regionais;
  • alta gastronomia;
  • insumos para probióticos;
  • nutracêuticos;
  • matéria-prima para a fabricação de produto;
  • e acessórios derivados do couro.

Criação de caprinos e ovinos e futuro sustentável

A caprinocultura e a ovinocultura no Brasil estão caminhando em direção a um futuro sustentável, impulsionado pelo desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar essas atividades. 

Assim, é possível afirmar que isso inclui a adoção de sistemas de produção mais eficientes, o uso de ferramentas modernas de tecnologia da informação para tomada de decisões, a utilização de insumos veterinários livres de resíduos, melhoramento genético animal e vegetal, entre outros aspectos. 

Dessa forma, a Embrapa Caprinos e Ovinos, criada na década de 1970, tem desempenhado um papel fundamental nesse contexto, direcionando sua pesquisa para encontrar soluções para os desafios enfrentados pelas cadeias produtivas dessas espécies. 

Essa iniciativa conta com a participação ativa de agricultores familiares, produtores, associações de produtores, cooperativas, agroindústrias e instituições governamentais e não governamentais.

Sistemas de produção mais eficientes

Atualmente, a Embrapa Caprinos e Ovinos concentra sua atuação em cinco áreas principais:

Inovação tecnológica para sistemas de produção: a pesquisa busca promover a inovação tecnológica visando tornar os sistemas de produção mais eficientes e eficientes. Isso envolve o desenvolvimento de cultivares e animais selecionados, bem como a implementação de mecanização da produção e outros insumos.

Segurança zoossanitária: a Embrapa trabalha para garantir a segurança e a saúde dos rebanhos, por meio de estudos e práticas que visam prevenir e controlar doenças animais.

Melhoramento genético (animal e vegetal): a pesquisa se dedica ao melhoramento genético dos animais e das plantas forrageiras utilizadas na alimentação dos rebanhos. O objetivo é selecionar características desejáveis, como eficiência alimentar, que podem ser transmitidas às gerações futuras.

Agregação de valor aos produtos: a Embrapa busca agregar valor aos produtos da caprinocultura e ovinocultura, explorando novas oportunidades e segmentos de mercado. Isso envolve a diversificação da oferta de produtos e a criação de valor agregado por meio de processamento e diferenciação.

Gestão do conhecimento e da inovação: a instituição também se dedica à gestão do conhecimento e da inovação, compartilhando informações e promovendo a transferência de tecnologia para produtores, associações, cooperativas e demais envolvidos no setor. Isso inclui a disseminação de boas práticas, capacitação e apoio técnico.

Assim, as pesquisas em andamento abrangem a seleção de animais com maior eficiência alimentar, a fim de transmitir essas características às próximas gerações. Além disso, são desenvolvidas novas cultivares de plantas forrageiras adaptadas às condições do ambiente semiárido. 

Contudo, a Embrapa também está testando máquinas e implementos para auxiliar na redução da dependência de mão de obra nas propriedades rurais.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.