Técnico de alimentação um bife à base de planta feito por uma impressora 3D

Conheça a Redefine Meat que produz cortes de “carnes” plant based em 3D.

A startup israelense Redefine Meat, cujos fundadores se conheceram durante o desenvolvimento de impressoras digitais na HP, utilizam impressora 3D com o objetivo de replicar um pedaço de “carne”, imprimindo um modelo 3D complexo de camadas que são chamadas de “alt-muscle“, “alt-fat” e “alt-blood“, isso acontece na cidade de Rehovot, em Israel, em uma impressora 3D do tamanho de um refrigerador industrial que trabalha na função de imprimir bifes à base de plantas.

Chef de cozinha corta pedaço de um bife à base de planta produzido por uma start-up israelense.
Chef de cozinha corta pedaço de um bife à base de planta produzido por uma start-up israelense — Foto: Amir Cohen/Reuters

O cofundador e CEO Eshchar Ben-Shitrit, esclarece: “Podemos usar um modelo 3D de um produto de carne totalmente diferente com a mesma máquina, processo e ingredientes, neste processo podemos modificar um bife para que ele fique mais macio, mais duro, mais suculento, com menos gordura e muito mais – tudo com um simples clique de um botão.”

Esses cortes são impressos com “tintas” à base de plantas para criar músculos, gorduras e sangue semelhantes à estrutura e às fibras musculares da carne bovina real. No entanto, os insumos utilizados são: grão-de-bico, beterraba, proteína da soja e da ervilha, além de gordura de coco. Todos os produtos são isentos de antibióticos, colesterol e de organismos geneticamente modificados (GMO) O corte é o mesmo do bife bovino, mas o cliente pode solicitar as versões hambúrguer, kebab de cordeiro, salsicha e até carne moída, além de peças maiores de “carne” plant based.

Expansão comercial

A Redefine Meat captou U$S 135 milhões em uma das maiores rodadas de financiamento vistas por uma empresa de carnes alternativas em Israel; o aporte financeiro será empregado em sua expansão global.

Na Finlândia o trabalho de expansão comercial está baseado em uma parceria com o fabricante e distribuidor de produtos plant based, Meat, que distribui para restaurantes finlandeses, o lançamento bem sucedido também já aconteceu em outros países da Europa como no Reino Unido, Alemanha, Holanda e Israel, os produtos já são servidos em mais de 500 restaurantes também na Europa, incluindo os estabelecimentos do famoso chef Marco Pierre White.

As vendas de alternativas à carne podem atingir 140 bilhões de dólares até 2029, cerca de 10% do mercado mundial de carne, de acordo com o Barclays.

Pratos feitos com "carnes" de base vegetal produzidas por start-up israelense .
Pratos feitos com “carnes” de base vegetal produzidas por start-up israelense — Foto: Amir Cohen/Reuters
Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.