Uma pesquisa realizada pela consultoria norte-americana CB Insights, mostrou que as Startups unicórnio estão se tornando ‘seres raros’ novamente. Apenas 25 startups bilionárias surgiram em 2022, uma queda de 71% se comparado ao primeiro trimestre de 2021 e 2020.
De antemão, os Estados Unidos, é o lugar onde “nasceram” mais startups esse ano, ao todo surgiram 14 empresas dessa categoria no terceiro trimestre de 2022. Na Ásia foram 7, Europa com 3 e América Latina com apenas 1 – a fintech mexicana Stori (que recebeu um aporte de 150 milhões em julho desse ano).
Porém, o Brasil, que no ano passado viu 9 startups se tornarem bilionárias, não teve nenhuma em 2022. É sempre bom lembrar que nosso país é o que mais têm unicórnios na América Latina. Mas, apesar desses dados nada animadores, no cenário brasileiro essa queda já era esperada, diante de uma postura mais conservadora por parte dos investidores.
Além disso, os valuations das startups, que subiram de maneira extraordinária nos dois últimos anos, já estão sendo ajustados para baixo, devido às incertezas do mercado. Outro dado que a pesquisa trouxe, foi a desaceleração dos investimentos globais em venture capital. Observamos o pior resultado de aportes (74,5 Bi) desde o segundo trimestre de 2020, um queda de 34% em comparação com 2021.
Fonte/Créditos: NEOFEED e CB Insights