Embrapa e Roboagro se unem para desenvolver tecnologias de nutrição de precisão para suínos

A Embrapa Aves e Suínos e a Roboagro firmaram uma parceria para o desenvolvimento de tecnologias que atendam a demanda da nutrição de precisão para suínos. Um robô, que evita desperdícios e gera uma economia de R$ 200 mil por lote de 3 mil animais será utilizado em uma granja experimental na cidade de Concórdia, em Santa Catarina.

Segundo a Roboagro, desenvolvedora da tecnologia, o robô distrubui dois tipos de ração ao mesmo tempo. Isso possibilita a transição das fases de crescimento e engorda dos animais. O implemento automatizado surgiu para suprir a demanda da suinocultura nacional com a escassez de mão de obra no campo e aumento dos custos com a alimentação dos animais.

Essa parceria vai possibilitar o desenvolvimento de novas tecnologias como sensores e dispositivos. “A solução de eficiência está na granja e não na fábrica de rações. Temos que evoluir tecnicamente para promover sustentabilidade e eficiência econômica no setor”, disse o chefe-geral da Embrapa Aves e Suínos, Everton Luís Krabbe.

Versão divulgação

O diretor da Roboagro, Giovani Molin, explicou que o Roboagro Flex Feed possibilita que cada animal seja tratato individualmente de acordo com o seu desenvolvimento. isso evita desperdícios e melhora a qualidade da carne, flexibilizando a escolha da melhor dieta para cada um.

Além disso, a nutrição de precisão também colabora com o meio ambiente. Isso acontece pois quando o animal se alimenta com excesso de nutrientes, ele produz mais dejetos, aumentando os gases que vão para a atmosfera. “Com a dieta adequada, temos a redução de 60% da excreção de nitrogênio e fósforo”, garantiu Molin.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) mostrou que o uso do robô em um lote de 3 mil animais pode ajudar a mitigar 67 toneladas de CO² por ano. Isso é o equivalente ao plantio de 333 árvores.

(Com informações da AgTech Garage)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.