Arábia Saudita quer construir cidade vertical futurística com 170 km de extensão

A Arábia Saudita está desenvolvendo um projeto ousado de construir uma cidade com 170 quilômetros de extensão a 500 metros acima do nível do mar. A cidade vertical The Line abrigará nove milhões de habitantes e será carbono zero, funcionando com energia 100% renovável e preservando 95% das terras locais.

Além de não ter veículos motorizados e estradas, as fachadas serão espelhadas, para causar o menor impacto possível no meio ambiente. Ela será composta por dois arranha-céus paralelos que serão separados por um vão de 200 metros de largura.

Mais alta que a Torre Eiffel, em Paris, a The Line será construída em uma área de 34 quilômetros quadrados. A ideia é que os moradores possam fazer tudo que precisem em uma caminhada de no máximo cinco minutos. Para locais mais distantes, haverá um trem de alta velocidade para percorrer os 170 quilômetros de extensão em 20 minutos.

“The Line oferece uma nova abordagem ao design urbano: a ideia de sobrepor as funções da cidade verticalmente, dando às pessoas a possibilidade de se moverem perfeitamente em três dimensões (para cima, para baixo ou através) para acessá-las, é um conceito conhecido como Zero Gravity Urbanism. Diferentemente de apenas edifícios altos, esse conceito sobrepõe parques públicos e áreas de pedestres, escolas, residências e locais de trabalho para que se possa mover sem esforço e alcançar todas as necessidades diárias em cinco minutos”, descreve o site oficial da cidade vertical.

Imagem: Divulgação

De acordo com o Valor Econômico, a cidade custará R$ 5,3 trilhões e pode levar anos para que sua construção seja concluída. O site ainda descreve que esse projeto ambicioso é ideia do príncipe herdeiro e governante da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. A cidade está inserida em um projeto maior chamado de Neom.

“The Line enfrentará os desafios que a Humanidade vive hoje na vida urbana e lançará luz sobre formas alternativas de viver. Não podemos ignorar as crises de habitabilidade e ambientais que as cidades do nosso mundo enfrentam, e a Neom está na vanguarda do fornecimento de soluções novas e imaginativas para resolver esses problemas. Neom está liderando uma equipe com as mentes mais brilhantes em arquitetura, engenharia e construção para tornar a ideia de construir uma realidade”, disse o príncipe herdeiro.

(Com informações do Valor Econômico)

.

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.