Recordista: conheça a vaca leiteira mais cara do mundo

Com quase 5 anos de idade, Doc é uma celebridade. Estamos falando de uma vaca holandesa preta, com um úbere de tamanho significativo e ótimos genes, que recentemente quebrou o recorde de venda de uma vaca holandesa nos Estados Unidos. No início de julho de 2022 o animal foi vendido por US$ 1,925 milhão.

Com o nome oficial de S-S-I Doc Have Not 8784-ET, Doc é uma das 6 fêmeas da raça Holandesa que foram vendidas por mais de US$ 1 milhão nas últimas décadas. O motivo disso está em seus genes. Seu atual Genomic Total Performance Index (GTPI) – medida de seu pacote genético total – é +2742. Essas pontuações do GTPI são atualizadas a cada 3 meses com dados de desempenho e progênie.

A pontuação dela é rara para sua idade. Para se ter uma noção, o melhor touro holandês do mundo tem um GTPI de mais de 3200. Mas, outro fato que chama a atenção dos especialistas é que Doc já produziu 3 filhotes fêmeas com GTPI de mais de 3035. No total, Doc tem aproximadamente 40 descendentes, nascidos ou para nascer em breve. A maioria deles está sendo transportada por receptoras através de implantação embrionária.

“Isso significa que a Doc tem o que é chamado de alta transmissibilidade genética”, explicou Kevin Jorgensen, analista sênior de touros Holandeses da empresa de genética Select Sires, com sede nos EUA, que possui o primeiro filho de Doc. “Sua prole tem pontuações muito acima da média de seus pais, Doc e o touro em questão. Com base no que estamos vendo com seus filhos e filhas, ela está transmitindo tanto na área de produção quanto no fenótipo. Ela e eles podem competir nos níveis mais altos do show por causa de sua beleza individual. Isso simplesmente não acontece. Raramente acontecia com a própria Dellia”, contou.

Foto: Beth Hedges
 

O profissional comentou ainda que a genética da vaca Doc foi combinada com a de muitos touros diferentes. A ascendência dela remonta diretamente a 10 gerações (cerca de 30 anos) até Snow-N Denises Dellia EX-95, uma vaca que, segundo muitos, está entre algumas das maiores da raça Holandesa.

Os novos donos de Doc comentaram que os testes genômicos de todos os seus descendentes continuarão. “Achamos que esta vaca pode cumprir todos os requisitos”, disse o proprietário Dave King. “Nosso grupo de proprietários comercializa gado em quase todos os gêneros da raça Holandesa, e achamos que essa vaca pode causar impacto em filhos e filhas nos próximos anos na raça Holandesa”.

(Informações do site MilkPoint)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.