Internet 5G começa a funcionar no Brasil

O sinal da internet 5G começa a funcionar nesta quarta-feira (5) no Brasil. A cidade escolhida para ser a primeira a receber o sinal puro (sem interferência de outras frequências) é Brasília. O funcionamento foi aprovado no último dia 4 de julho pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A tecnologia 5G oferece internet móvel a uma velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps, ou seja, dez vezes superior ao 4G. Com o novo sinal, um arquivo de 5G pode ser baixado em aproximadamente 40 segundos.

A TIM será a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. A princípio, serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal. Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, elevando o alcance da tecnologia para 65% da população.

Com a nova tecnologia que chega ao país a “internet das coisas” (IoT) também será uma realidade. A IoT tem um grande potencial na indústria, pois permite aumentar a produção através da comunicação entre máquinas. Além disso, ela possibilita cirurgia à distância e o transporta de carros sem condutores.

Imagem: Unsplash

Após Brasília, as próximas cidades que irão receber o sinal 5G puro serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. Segundo o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, as datas ainda não estão previstas, mas em um comunicado divulgado no início de junho, a agência reguladora definiu que, até 29 de setembro, todas as capitais deverão contar com a tecnologia.

Como ter acesso ao sinal 5G?

Para ter acesso à tecnologia 5G, você deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. É preciso verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. No site da Anatel você confere a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro.

(Com informações do site Agrolink)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.