Como implementar a pecuária 4.0 e transformar sua fazenda?

A inovação tecnológica transformou, e ainda transforma, a realidade no mundo todo. Na pecuária ela pode melhorar, consideravelmente os sistemas de produção, atribuindo mais eficácia a todos os processos, tudo graças à implementação da pecuária 4.0. Mas, o que é pecuária 4.0 e como implementá-la para transformar sua fazenda?

Antes de saber como inovar e transformar sua produção, vamos entender o que é exatamente a pecuária 4.0.

O que é pecuária 4.0?

Imagem/reprodução

O 4.0, que acompanha a palavra pecuária, faz referência à tecnologia empregada nos sistemas de produção, como o desenvolvimento de sistemas ciberfísicos, o uso de Internet das Coisas (IoT) e os processos de produção descentralizados. Tudo isso foi provocado pela 4ª Revolução Industrial.

Podemos dizer, então, que pecuária 4.0 é a chegada da tecnologia e inovação no setor. Essa revolução trouxe consigo novas oportunidades para a pecuária, agilizando e otimizando os processos, resultando em um aumento significativo na produtividade e lucratividade.

Como implementar a pecuária 4.0?

Quem ainda está dando os primeiros passos nessa caminhada, pode começar aos poucos. Para implementar a pecuária 4.0 não é necessário fazer altos investimentos em tecnologia e robotização. Na verdade, o produtor pode apostar primeiro em inovações mais baratas e acessíveis.

Entre as adaptações que podem ser feitas inicialmente, o pecuarista pode investir no uso de bebedouros basculantes; construção de um mata-burro inteligente; implementação de galpões pré-moldados;
instalação de cochos de concreto; investimento em apartadores bezerreiros e adoção de currais antiestresse.

Outras inovações para implementar a pecuária 4.0

Drones

Os drones podem ser um excelente auxílio no controle e monitoramento do rebanho, identificação de fugas e comportamentos suspeitos na propriedade.

Telemetria

Essa tecnologia te ajuda a identificar as melhores áreas de pasto. A informação ajuda a otimizar a alimentação animal e adotar o melhor sistema de pastejo.

Análise do clima

Com o auxílio dessa tecnologia o produtor pode ter informações precisas sobre a previsão do clima dentro da propriedade, colaborando nas estratégias do manejo animal.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com um amigo e faça a informação ir mais longe.

(Com informações Broto)

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.