A energia solar é uma energia alternativa, renovável e sustentável que funciona utilizando a luz solar como fonte. Mas o alto custo para que essa energia gerada possa ser armazenada é um problema que, muitas vezes, acaba inviabilizando seu uso. Pensando nisso, uma empresa israelense conseguiu contornar esse desafio ao criar uma tecnologia que pode armazenar energia solar de forma barata e produzi-la no período da noite. 

Como a tecnologia funciona?  
Durante o dia, o excesso de energia dos painéis solares aciona um sistema onde a água é usada para condensar ar, em tanques subterrâneos. Quando o sol se põe, o ar é liberado e alimenta uma turbina, que é capaz de gerar eletricidade para a noite toda.  

O sistema utiliza um tanque de aço fino com um revestimento de polímero especial. Ele é colocado diretamente na fonte de energia com custo e terreno muito menores do que é utilizado atualmente. Essa tecnologia foi desenvolvida pela Augwind Energy, empresa negociada em Tel Aviv e com um valor de mercado de US$ 386 milhões.

Chamada de ‘AirBattery’, a tecnologia é considerada 80% eficiente no armazenamento de energia. Apesar de ter uma capacidade um pouco menor do que as baterias normais, ela tem a vantagem de não se degradar com o tempo. Para o presidente-executivo da Augwind, o preço está no mesmo nível das baterias de íon de lítio, que custam aproximadamente 250 dólares por quilowatt-hora. O valor promete cair no próximo ano para menos de 200 dólares à medida que chegarem a mais clientes.

Ao todo já foram arrecadados 60 milhões de dólares de investidores institucionais. “Nos próximos anos, teremos milhares de megawatts-hora instalados usando a tecnologia ‘AirBattery’. Essa é a nossa previsão”, disse o presidente-executivo.

(Com informações do G1)