Teve início na última segunda-feira (13) a Semana Inovacoop, realizada pelo Sistema OCB. Cooperativistas de todo o país participam do evento que vai até sexta-feira (17/09). O evento começou com a palestra Competitividade e inovação, ministrada pelo escritor, empreendedor, mentor e palestrante Maurício Benvenutti. O encontro promete muito conteúdo exclusivo, que promete agregar muito valor ao dia-a-dia das cooperativas do país. Além de palestras, workshops e apresentação de cases, o evento também contará com alguns lançamentos.

“A inovação está nas pequenas coisas. Uma pesquisa mostra que 95% das inovações que usamos no nosso dia-a-dia, não têm nenhuma tecnologia de foguete envolvida, mas verificam a jornada do consumidor, bem como os ruídos dentro desse processo e, por fim, entregam um serviço ou produto que agregam valor ao usuário de alguma forma”, comenta Benvenutti.

Benvenutti falou também sobre o futuro das relações de trabalho, destacando dois pontos essenciais de uma grande onda de tendência de mercado: a valorização cada vez maior das habilidades humanas e exigência de habilidades tecnológicas. Além disso, ressaltou a necessidade de se compreender como o online potencializa o analógico, especialmente num mundo onde as pessoas são muito mais abertas para o novo. “A gente aceita muito e, por isso, demanda muito mais”.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, desde 2019, quando foi o realizado o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, a instituição vem atuando com base em três pilares, indicados pelos participantes do evento e que fazem parte do Planejamento Estratégico do Sistema OCB.

“Desde o nosso congresso, temos tentado acelerar esse impulso digital em todas as cooperativas, trazendo a inovação como parte do processo de gestão estratégica. De lá para cá, temos falado sobre integridade, que tem que fazer parte do DNA de todas as instituições e empresas e cooperativas. Falamos também sobre a sustentabilidade, que tem que ser integral, passando pelo meio ambiente, pela saúda das empresas e, claro, da saúde das pessoas; e, por fim, a inovação”, lembrou Freitas.

Além disso, o presidente também discorreu sobre o objetivo da Semana Inovacoop. “Tudo que vamos apresentar ao longo desta semana é um pouco de como nós imaginamos que pode ajudar a despertar esse ambiente de cultura de inovação no cooperativismo brasileiro. Não temos a pretensão de ensinar ninguém a inovar, mas de despertar para essa nova realidade e possibilidade que já bate à nossa porta”, conclui.

Pré-lançamento

Nesta segunda-feira também foi feito o pré-lançamento do livro “Inovação No Cooperativismo”, um material que dará visibilidade para tudo aquilo que as cooperativas têm feito de inovador, inclusive sobre como começar a criar a cultura de inovação. O livro será lançado, oficialmente, no fim deste ano do ano.

Startups

Nesta segunda-feira também começaram os encontros entre cooperativas e startups selecionadas no programa Inovacoop Conexão com Startups. Durante todos os dias da semana as startups vão se apresentar para as cooperativas. As melhores soluções serão escolhidas para serem executadas em parceria com as cooperativas. É uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais do ecossistema de inovação!

Ficou interessado? Então saiba mais sobre este evento, clique aqui.