Ferramenta está cruzando dados zootécnicos e mercadológicos para elevar o lucro de pecuaristas

Foi lançada recentemente uma ferramenta que é capaz de cruzar dados zootécnicos e mercadológicos por meio de inteligência artificial para elevar o lucro de pecuaristas.

A plataforma BovExo utiliza algoritmos precisos, conhecimento zootécnico e indicadores de performance que auxiliam o pecuarista na comparação de cenários, tomada de decisões e resolução de problemas. De acordo com a empresa responsável, ela ajuda a multiplicar as margens em até 10 vezes. O lançamento foi feito durante o 1º Encontro Nacional da Pecuária de Decisão (ENPD).

A BovExo espera fechar seu primeiro ano em atividade com 200 mil bovinos mapeados. De acordo com o CEO Paulo Dancieri Filho, se a empresa optar por uma estratégia de crescimento orgânico, a previsão é chegar a 3 milhões de cabeças em cinco anos.

A ferramenta ajuda o pecuarista fazendo recomendações de dietas que otimizam a margem de lucro. Além disso, ela também indica quais opções ajudam a reduzir as emissões de CO2 equivalente pelo rebanho. Se avançarem no Brasil os pagamentos vinculados à sustentabilidade da produção, a ferramenta poderá ser útil para gerar valor para o pecuarista.

Em 2022, a BovExo também planeja integrar mecanismos de hedge pecuário à plataforma, evoluir nas estratégias de manejo de pastagens sugeridas aos produtores e incluir um módulo de cria, já que hoje a solução é usada basicamente no processo de recria e engorda.

De acordo com o CEO, na plataforma o produtor tem acesso a recomendações técnicas em tempo real e análises mais profundas, que levam no máximo cinco minutos. “O monitoramento vai responder qual, dentre todas as alternativas de dieta que aquele pecuarista tem a disposição, é a melhor e mais lucrativa; qual é o melhor momento de venda de cada animal ou de um conjunto de animais; e qual o animal mais adequado para ser comprado dentro de uma estratégia. São contas que podem ser enviesadas e a gente resolve matematicamente”, disse.

A plataforma está disponível em ambiente web. Não conta com aplicativo de celular, apesar de ser responsiva quando acessada pelo navegador do smartphone. A ferramenta também emite alertas em tempo real conforme novas informações mudam as estratégias recomendadas para cada fazenda e sugere adequações.

(Com informações de Beefpoint e Ag Evolution)

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