óculos-VR-digital-agro

Óculos AR fazem dados do rebanho leiteiro surgirem no mundo real

Imagine uma realidade onde o virtual e o real se misturam, criando um único universo. Isso não é cena de filme futurista e já é realidade. Uma empresa holandesa, pioneira em criar soluções utilizando a Realidade Aumentada (AR) está unindo os dois mundo e revolucionando a pecuária leiteira.

Estamos falando do Nedap CowControl, que por meio de óculos de realidade virtual (HoloLens da Microsoft), é capaz de mapear as informações do curral e de cada animal e apresentá-los ao produtor de forma interativa, como se eles saltassem para a vida real, tornando a tomada de decisões mais simples e intuitiva.

“Ao combinar o Nedap CowControl com a tecnologia de realidade aumentada, a Nedap oferece aos produtores de leite uma maneira revolucionária e altamente intuitiva de receber informações sobre o rebanho e tomar decisões”, diz a empresa em seu site.

Enquanto verifica o rebanho, é possível o produtor adicionar novas informações a partir de gestos ou comandos de voz. Dessa forma há uma interação mais natural entre homem e “mundo virtual’, tornando o trabalho mais produtivo e eficiente.

A solução já ganhou vários prêmios de inovação.

Interação intuitiva

Atualmente os sistemas de gestão sobre os rebanhos apresentam os dados e informações aos produtores de leite em dispositivos como PCs, tablets e smartphones. O acesso às informações, portanto, é mais complicado, além de serem também mais difíceis de entender.

Com a solução da realidade aumentada, os produtores e suas equipes conseguem insights sobre reprodução, saúde e localização de cada uma das vacas visualmente durante um simples passeio pelo celeiro. Isso porque os dados, insights e recomendações são mostrados no mundo físico do fazendeiro

Por meio do HoloLens da Microsoft, estas insights e recomendações são apresentados no mundo físico do fazendeiro e no campo de visão real. As informação são mostradas acima das vacas e se adapta automaticamente à localização do dele no celeiro, respondendo à direção para a qual olha.

Como resultado, o fazendeiro recebe automaticamente a informação certa no momento certo e no lugar certo no contexto do mundo real ao caminhar pelo celeiro.

Gestos e comandos de voz

As ações podem ser realizadas e registradas no sistema de gestão da Nedap apenas usando gestos manuais e comandos de voz. Isso possibilita ao produtor usar as duas mãos para fazer os trabalhos enquanto interage com a ferramenta.

No caso de uma rotina de fertilização, por exemplo, não há necessidade de uma segunda pessoa para dar as informações e nenhuma administração depois de inserir as informações do tratamento no computador.

Compatibilidade

O aplicativo AR foi desenvolvido para ser capaz de trocar informações de rebanho de outras fontes no futuro, tornando possível integrar percepções de, por exemplo, programas de manejo de rebanho ou sistemas de ordenha na experiência de AR. 

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.