digital-agro-2021-furukawa

Quem é a Furukawa?

A história do Grupo Furukawa Electric teve início há mais de 130 anos, no Japão. Hoje a Furukawa é uma corporação global, com atividades em diversos segmentos da indústria. São mais de cem empresas afiliadas e modernos laboratórios de desenvolvimento, preparados para gerar novas tecnologias e produtos.

A Furukawa Electric LatAm, uma das empresas do Grupo, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de comunicação e energia. Possui três unidades industriais no Brasil: em Curitiba (PR), Sorocaba (SP) e Santa Rita do Sapucaí (MG). Além disso, possui fábricas de cabos ópticos na Argentina, Colômbia e no México.

Solução LTE privado para redes sem fio de longo alcance

A transformação digital do agronegócio – assim como de outros setores da economia – depende da conectividade, que é essencial para viabilizar aplicações avançadas, por exemplo, de Internet das Coisas.

Para atender essa demanda, a Furukawa oferece a solução LTE privado, que se destina à implantação de redes sem fio multisserviços, com foco em empresas do setor agrícola, de logística, utilities de energia, água e óleo e gás, portos e mineradoras do país. Baseada em tecnologia LTE na frequência de 250 MHz, a solução oferece largura de banda adequada para a transmissão simultânea de dados, voz e vídeo em tempo real.

“O objetivo é atender às necessidades de conectividade do agronegócio e de setores como energia e mineração, que precisam de conectividade para atender grandes áreas, mobilidade e garantia de banda para a comunicação de dados, monitoramento, controle de equipamentos e atividades em áreas abertas”, afirma Daniel Blanco, gerente de Engenharia Inovação da Furukawa. “A solução LTE 250 MHz da Furukawa é de fácil instalação, baixa manutenção e oferece até 15 Mbps na ponta, o que permite ter múltiplos serviços na rede”, acrescenta.

O uso da frequência de 250 MHz, destinada ao Serviço Limitado Privado (SLP), permite ao produtor rural ou empresa instalar e operar sua própria rede de comunicação – a solução oferece cobertura de até 100 km de raio. Para isso, a Furukawa desenvolveu uma solução robusta, adequada a ambientes externos, com equipamentos full outdoor e que pode ser facilmente configurada. O software responsável pelo controle da solução LTE (EPC) está embarcado na eNodeB, que tem capacidade para suportar até 10 mil terminais registrados e 100 comunicando simultaneamente.

Os terminais de usuário (UEs) da solução Furukawa possuem Wi-Fi e GPS integrados, duas portas seriais RS232 e porta Ethernet RJ-45. Assim como a eNodeB – com a qual se comunicam -, são equipamentos multisserviços e com design robusto, podendo ser utilizados em tratores, máquinas agrícolas e veículos diversos, integrados a sensores, medidores e gateways IoT, para a coleta de dados em campo.

“Com a solução LTE 250 MHz da Furukawa, o produtor rural, por exemplo, pode acompanhar o que está acontecendo na lavoura em tempo real, com imagens de vídeo, comunicação por voz e informações atualizadas a todo momento. Essas facilidades irão contribuir para o melhor controle das atividades e, com isso, para o aumento da produtividade agrícola”, conclui Blanco.

Quer saber mais? Faça sua inscrição para o Digital Agro 2021 e participe da maior feira de tecnologia e inovação no agronegócio do Brasil. Faça sua inscrição clicando aqui.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.