fbpx
Escolha uma Página

Como um software de gestão agrícola contribui nas fazendas

por | 5 ago 2020 | Gestão

Alguns produtores rurais conhecem muito bem as atividades mais operacionais das fazendas, mas pouco sobre a administração técnica e precisa. Mas saiba que é possível controlar os custos e melhorar toda a gestão da sua fazenda com um software de gestão agrícola

Eles são comuns em praticamente todos os setores da economia e prometem simplificar o gerenciamento da produção rural, aumentando a lucratividade e promovendo resultados mais positivos para o produtor rural.

O que é um software de gestão agrícola?

A tecnologia está se inserindo cada vez mais na agricultura.

Pelo potencial em oferecer informações precisas e em tempo real, produtores estão utilizando cada vez mais os softwares de gestão agrícola. Com eles, é possível melhorar a comunicação interna e externa, além de obter informações fundamentais para o gerenciamento da fazenda.

A tecnologia do sistema de um software de gestão agrícola pode ser definida como:

“Um conjunto de aplicativos, sites ou programas de computador criados com a finalidade de auxiliar na gestão de toda produção agrícola, desde as atividades de plantio, manejo, colheita, venda até a gestão de estoque e financeira”.

Vantagens de um software de gestão agrícola

Uma plataforma disponibilizada em um software de gestão agrícola oferece um conjunto de informações que engloba todos os dados necessários em forma de relatórios e gráficos.

Com isso, é possível criar um planejamento apropriado, além da possibilidade em lidar com emergências de forma bem mais assertiva.

Outra possibilidade é a aplicação de correções para atingir a produtividade e a lucratividade planejadas.

– Maior rapidez no acesso das informações armazenadas;

– Menor tempo gasto;

– Maior facilidade na comparação de custos com as safras anteriores;

– Redução dos custos de produção;

– Mais agilidade no processo de ganhos;

– Maior rentabilidade.

O que um software de gestão agrícola pode fazer por você?

Em resumo, o objetivo de usar um programa para gestão de sua fazenda é ser capaz de fazer mais com menos.

Especificamos algumas funções que são destaque:

– Planejamento de safra;

– Otimização de orçamento;

– Eficiência operacional;

– Controle de estoque;

– Fluxo de caixa;

– Gestão comercial;

– Expansão da propriedade;

Mas por que ter um gerenciamento de gestão na fazenda?

Além de todas as vantagens citadas acima, essa é uma das formas mais fáceis de simplificar o gerenciamento rural.

Porém, fazer a gestão de fazendas de um jeito eficiente não é uma tarefa fácil e requer muita habilidade, empenho e principalmente muita disciplina.

Os problemas que o produtor rural ou seus gestores venham a enfrentar, podem ser grandes e, supostamente, difíceis de serem solucionados.

Mas há algumas soluções que, quando implementadas, podem simplificar o trabalho.

Confira algumas delas:

– Controle sobre a gestão financeira

Essa é uma das maiores preocupações de qualquer negócio, e não seria diferente de uma fazenda. Pagar impostos, faturas, compras de materiais, insumos da lavoura entre outros tira o sono de qualquer gestor.

Para facilitar esse serviço e a gestão de fazendas como um todo, uma boa opção é contar com algum sistema que faça o controle dessas informações.

– Controle de gerenciamento de pessoal

Quando a equipe de colaboradores é bem engajada e conta com um bom gerenciamento por trás dele, qualquer negócio tem a possibilidade de prosperar.

Os trabalhadores são parte fundamental de todo processo de produção e delegar a gestão de recursos humanos a uma equipe de responsáveis, proporciona mais tempo para o dono da propriedade focar outros assuntos.

Como escolher o sistema correto?

É preciso escolher um parceiro que ouve com atenção os seus clientes e está disposto a expandir seu produto rapidamente.

Nenhum programa no mercado vai ter as funcionalidades que as vezes queremos, mas como já vemos todos os dias, a tecnologia evolui rapidamente.

Verifique todas as suas funcionalidades e claro, antes de tudo, identifique o seu problema.

Ao analisar as opções de software de gestão agrícola disponíveis no mercado, você deve considerar quais são os problemas que você precisa solucionar na gestão da sua fazenda.

Conclusão

O uso de tecnologias nas empresas agrícolas está cada vez mais presente, ajudando os produtores rurais a gerenciarem melhor a propriedade.

Neste artigo você conheceu um pouco mais sobre software de gestão agrícola e suas vantagens.

Sua fazenda é o seu negócio, gerencie da melhor forma possível para aumentar o seu lucro!

Já utiliza o controle de custos com um software de gestão agrícola na sua fazenda? Têm dúvidas sobre essa tecnologia? Adoraria ver seu comentário!

Posts relacionados

Brasil produz alimentos para o mundo com segurança

Brasil produz alimentos para o mundo com segurança

Muitos questionam se é possível o Brasil produzir alimentos para todo o país e ainda exportar para mais de 1,2 bilhão de habitantes em todo o mundo e com sustentabilidade. A resposta é sim.