fbpx
Escolha uma Página
gestao-do-agronegocio

Gestão no agronegócio em tempo de crise

por | 8 jul 2020 | Gestão

Passar por momentos de crise em uma organização, definitivamente não uma tarefa fácil. Aliás, mediante à uma das maiores crises econômicas que o mundo já enfrentou, é normal gerar diversas dúvidas, principalmente quando falamos sobre a gestão no agronegócio.

O abalo econômico enfrentado pela sociedade internacional, impacta diretamente aqui no Brasil. Devido a isso, alguns gestores acabam tomando decisões precipitadas e muitas vezes sem planejamento.Grande parte dos setores da economia está sofrendo com esta crise. E o cenário não é diferente para o agronegócio.

Vale destacar que, diante de um cenário turbulento, a maioria das empresas se retrai, direcionando suas ações para conseguir diminuir os gastos e esperar dias melhores.

Adotar essa postura, contudo, pode ser perigoso, haja vista que se os concorrentes forem mais ousados e investirem na preparação e no aumento da fatia do mercado, sairão na frente no final da crise.

O que é gestão de crise?

É, antes de tudo, trabalhar para evitar a crise, afinal, o melhor caminho para enfrentar o problema é ter um plano “pré-crise”.

Uma estratégia bem pensada pode garantir a sobrevivência de qualquer negócio e saber lidar com situações delicadas, através de uma boa gestão de crise é fundamental.

Resumindo, a gestão de crises é uma atividade que tem como objetivo principal, prevenir o acontecimento de um evento grave, e assim preparar a empresa para lidar com isso, além de reduzir os prejuízos financeiros e os danos causados à reputação da marca.

A importância de uma boa gestão

Qualquer organização, independente do seu tamanho, está sujeita e exposta a eventuais crises, das mais variadas origens, efeitos e tamanhos.

E como expliquei anteriormente, a gestão de crise é essencial para que as empresas consigam lidar com os imprevistos que podem vir a acontecer dentro ou fora delas.

Primeiro, antes de gerenciar uma crise, é de extrema importante saber diagnosticá-la, pois só assim será possível minimizar ou até eliminar totalmente os problemas se realmente for descoberto sua origem e causa.

Desta maneira, é fundamental uma comunicação clara com a equipe de colaboradores e permitir que cada um dos envolvidos exponha seu ponto de vista. Afinal, a participação de todos é essencial neste momento.

Gestão no Agronegócio

Não podemos esquecer que o bom enfrentamento de uma crise, permite um reposicionamento das empresas no mercado. Quem responder melhor às dificuldades, será aquela que melhor se posicionará no futuro e uma boa gestão no agronegócio pode fazer toda diferença.

A primeira dificuldade que o produtor enfrenta quando se trata do tema gestão no agronegócio é o desconhecimento do que é gestão.

A gestão no agronegócio envolve a administração da cadeia produtiva, levando em consideração o mercado, as tendências, as tecnologias e a produtividade. Além disso, direciona na alocação correta dos recursos financeiros, materiais e humanos, buscando a obtenção dos resultados desejados de maneira eficaz.

Ou seja:

  • Determina o resultado esperado da atividade;
  • Treina e motiva a equipe para executar as ações necessárias;
  • Age rapidamente quando o resultado não está sendo alcançado ou quando há uma crise interna ou externa;
  • Padroniza as atividades que alcançaram resultados de sucesso.

É importante ressaltar que, para que o conhecimento técnico e gerencial seja colocado em prática de forma efetiva, é preciso investir tempo em treinamento da equipe. Assim, praticando e conhecendo melhor o que é a gestão, as pessoas vão adquirir o “conhecimento prático”.

Agronegócio e a Pandemia

Sabemos que o Covid-19 é um problema na saúde, mas os efeitos chegaram a todos os setores do mundo todo.

Mas uma coisa é certa, o agro não vai parar! E isso não é um desejo, é um fato, já que os negócios rurais alimentam o mundo e fornecem matéria-prima para diversos produtos que fazem a economia girar.

Abaixo, alguns elementos que mostram porque o agronegócio vai em direção oposta à pandemia:

  • Preservação da demanda de grandes mercados consumidores;
  • Desempenho do Brasil como produtor em meio à necessidade mundial de alimentos;
  • Tempo hábil para atender à demanda interna;
  • Alta do dólar, já que um dólar forte é sinônimo de melhoria no rendimento do produtor.

Claro que, o preparo do produtor rural neste momento será crucial para a melhoria da economia a médio e longo prazo.

Aqui é onde entra também, a gestão no agronegócio e a gestão de crise explicados anteriormente. Quem tiver o controle da gestão e uma boa saúde financeira de seu negócio, provavelmente sairá melhor desta crise.

Já existem diversas plataformas que ajudam na gestão do campo e que ganham ainda mais importância nesse período, assim como novas tecnologias que farão a transformação digital da agricultura brasileira.

Posts relacionados

O leite na era 4.0: a importância da inovação na produção

O leite na era 4.0: a importância da inovação na produção

Atualmente, vive-se numa era de transformações contínuas e também de incertezas, que exigem rápida e constante adaptação. Na Economia 4.0, o digital e o real se misturam de forma indissociável e promovem alterações profundas nos modelos de negócio. Inteligência e...

Urgência

Urgência

Vez ou outra, quando se fala da importância da inovação e da tecnologia no campo, é fundamental apresentar os desafios que o agronegócio enfrenta para efetivamente ter acesso a esse meio. A revista Globo Rural, na última edição, apresentou uma pesquisa da Embrapa em...

Como um software de gestão agrícola contribui nas fazendas

Como um software de gestão agrícola contribui nas fazendas

Alguns produtores rurais conhecem muito bem as atividades mais operacionais das fazendas, mas pouco sobre a administração técnica e precisa. Mas saiba que é possível controlar os custos e melhorar toda a gestão da sua fazenda com um software de gestão agrícola Eles...