gestao-do-agronegocio

Gestão no agronegócio em tempo de crise

Passar por momentos de crise em uma organização, definitivamente não uma tarefa fácil. Aliás, mediante à uma das maiores crises econômicas que o mundo já enfrentou, é normal gerar diversas dúvidas, principalmente quando falamos sobre a gestão no agronegócio.

O abalo econômico enfrentado pela sociedade internacional, impacta diretamente aqui no Brasil. Devido a isso, alguns gestores acabam tomando decisões precipitadas e muitas vezes sem planejamento.Grande parte dos setores da economia está sofrendo com esta crise. E o cenário não é diferente para o agronegócio.

Vale destacar que, diante de um cenário turbulento, a maioria das empresas se retrai, direcionando suas ações para conseguir diminuir os gastos e esperar dias melhores.

Adotar essa postura, contudo, pode ser perigoso, haja vista que se os concorrentes forem mais ousados e investirem na preparação e no aumento da fatia do mercado, sairão na frente no final da crise.

O que é gestão de crise?

É, antes de tudo, trabalhar para evitar a crise, afinal, o melhor caminho para enfrentar o problema é ter um plano “pré-crise”.

Uma estratégia bem pensada pode garantir a sobrevivência de qualquer negócio e saber lidar com situações delicadas, através de uma boa gestão de crise é fundamental.

Resumindo, a gestão de crises é uma atividade que tem como objetivo principal, prevenir o acontecimento de um evento grave, e assim preparar a empresa para lidar com isso, além de reduzir os prejuízos financeiros e os danos causados à reputação da marca.

A importância de uma boa gestão

Qualquer organização, independente do seu tamanho, está sujeita e exposta a eventuais crises, das mais variadas origens, efeitos e tamanhos.

E como expliquei anteriormente, a gestão de crise é essencial para que as empresas consigam lidar com os imprevistos que podem vir a acontecer dentro ou fora delas.

Primeiro, antes de gerenciar uma crise, é de extrema importante saber diagnosticá-la, pois só assim será possível minimizar ou até eliminar totalmente os problemas se realmente for descoberto sua origem e causa.

Desta maneira, é fundamental uma comunicação clara com a equipe de colaboradores e permitir que cada um dos envolvidos exponha seu ponto de vista. Afinal, a participação de todos é essencial neste momento.

Gestão no Agronegócio

Não podemos esquecer que o bom enfrentamento de uma crise, permite um reposicionamento das empresas no mercado. Quem responder melhor às dificuldades, será aquela que melhor se posicionará no futuro e uma boa gestão no agronegócio pode fazer toda diferença.

A primeira dificuldade que o produtor enfrenta quando se trata do tema gestão no agronegócio é o desconhecimento do que é gestão.

A gestão no agronegócio envolve a administração da cadeia produtiva, levando em consideração o mercado, as tendências, as tecnologias e a produtividade. Além disso, direciona na alocação correta dos recursos financeiros, materiais e humanos, buscando a obtenção dos resultados desejados de maneira eficaz.

Ou seja:

  • Determina o resultado esperado da atividade;
  • Treina e motiva a equipe para executar as ações necessárias;
  • Age rapidamente quando o resultado não está sendo alcançado ou quando há uma crise interna ou externa;
  • Padroniza as atividades que alcançaram resultados de sucesso.

É importante ressaltar que, para que o conhecimento técnico e gerencial seja colocado em prática de forma efetiva, é preciso investir tempo em treinamento da equipe. Assim, praticando e conhecendo melhor o que é a gestão, as pessoas vão adquirir o “conhecimento prático”.

Agronegócio e a Pandemia

Sabemos que o Covid-19 é um problema na saúde, mas os efeitos chegaram a todos os setores do mundo todo.

Mas uma coisa é certa, o agro não vai parar! E isso não é um desejo, é um fato, já que os negócios rurais alimentam o mundo e fornecem matéria-prima para diversos produtos que fazem a economia girar.

Abaixo, alguns elementos que mostram porque o agronegócio vai em direção oposta à pandemia:

  • Preservação da demanda de grandes mercados consumidores;
  • Desempenho do Brasil como produtor em meio à necessidade mundial de alimentos;
  • Tempo hábil para atender à demanda interna;
  • Alta do dólar, já que um dólar forte é sinônimo de melhoria no rendimento do produtor.

Claro que, o preparo do produtor rural neste momento será crucial para a melhoria da economia a médio e longo prazo.

Aqui é onde entra também, a gestão no agronegócio e a gestão de crise explicados anteriormente. Quem tiver o controle da gestão e uma boa saúde financeira de seu negócio, provavelmente sairá melhor desta crise.

Já existem diversas plataformas que ajudam na gestão do campo e que ganham ainda mais importância nesse período, assim como novas tecnologias que farão a transformação digital da agricultura brasileira.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.