O pisoteio da cana e compactação do solo devido à mecanização é um problema real enfrentado por produtores de cana no Brasil. Com a família do Denis Arroyo não foi diferente. Contudo, uma coisa os diferenciou dos demais: a busca por uma solução que ainda não existia. Com essa vontade de encontrar algo que o mercado ainda não oferecia a Grunner desenvolveu um caminhão que vira máquina agrícola e é adaptado para grãos.
Arroyo, diretor-presidente da empresa, contou, em entrevista ao Canal Rural, um pouco da história da inovação. “Antes de ser um produto, ele nasceu para ser uma solução da família que é proprietária da empresa. Nós somos produtores de cana, então o pisoteio da cana, a compactação do solo com a mecanização foi muito intensa nos últimos anos, o que acabou roubando muito da produtividade, que é o grande desafio do setor hoje”, disse.
Ele contou que a “doença silenciosa”, que é como chamam o pisoteio da cana pelo maquinário, foi um problema que sempre incomodou bastante. “Isso nos incomodava e a gente pensava em uma forma de fazer. Até a gente entender que o trator transbordo trazia muito dificuldade para gente”, contou.
Transformer do agro
O protótipo da smart machine, que foi apresentado durante a Agrishow 2023, chamou atenção do público. Arroyo conta que o produto, que nasceu como caminhão e é também uma máquina agrícola, traz diversas vantagens ao produtor. “Ele traz, principalmente, economia de custos, em relação a combustível, e também em investimento de equipamento. E, além de tudo, o trabalho, olhando para a produtividade. Ele nasceu por isso.”, falou o diretor-presidente. Além dessas vantagens, o caminhão não tem necessidade de emplacamento e de documentação.
O profissional contou ainda que o protótipo da smart machine tem feito muito sucesso. “O produto ficou, além de tudo, esteticamente muito bonito e apresentável. O produtor gosta disso também”, disse Arroyo que ainda revelou já existir lista de espera de produtores querendo o produto.
(Com informações do Canal Rural, Grunner e AgFeed)