Com um nome diferente e curioso, a fruta-pão é o fruto de uma árvore de origem asiática, que pode chegar a 20 metros de altura. Também conhecida como jaca dos pobres, ela possui alto valor nutricional e uma lenda um tanto quanto curiosa. O nome sugestivo tem duas interpretações: a primeira é porque, quando madura, ela se parece com um pão recém-saído do forno. A segunda, é que ela pode se transformar em farinha e render um delicioso pãozinho.
Comum no norte e nordeste brasileiro, por se adaptar mais a climas quentes e úmidos, a fruta-pão pode pesar de um a três quilos e chegar a 20 centímetros de comprimento. Sua polpa é rica em vitamina C, fibras e açúcares, por esse motivo, inclusive, é considerada solução nos tempos de fome.
De acordo com a história, a fruta-pão chegou ao Brasil para ser alimento dos escravizados. Mas, sua origem é cercada de lendas por todo o mundo. No Havaí dizem que a fruta nasceu dos testículos de um homem morto. Já no Tati, alguns acreditam que a árvore surgiu das partes de um homem, onde a fruta era a sua cabeça; o tronco, o seu corpo; os galhos, os seus membros; as folhas, as suas mãos.
Como a fruta-pão pode ser consumida?
A variedade no consumo é uma das vantagens desse fruto. Ela pode ser transformada em farinha para pães e bolos ao ser cortada, seca e moída. Pode também virar chips. Basta cortá-la em fatias finas e colocar para assar ou fritar. E, outra opção interessante é servi-la em churrascos vegetarianos. É só colocar o fruto inteiro na churrasqueira.
Propriedades nutricionais
A fruta-pão é rica em carboidrato e é constantemente comparada com batatas e arroz branco. Uma porção de 100 gramas (aproximadamente ½ xícara) possui 32 gramas de carboidrato, enquanto a mesma porção de batata contém 16 gramas de carboidrato e de arroz, 29 gramas.
Ela também possui baixo teor de gordura, menos de uma grama em uma xícara, e duas vezes mais proteína do que o arroz branco ou batata. As proteínas presentes no fruto são a leucina e licina, aminoácidos essenciais para o corpo humano.
E aí, você já provou a fruta-pão?