Pesquisadores do laboratório RIKEN de previsão de desastres, no Japão, desenvolveram uma tecnologia que prevê impacto de tsunamis em menos de um segundo. A nova ferramenta pode ser fundamental para salvar milhares de vidas em um possível desastre.
O Japão é extremamente vulnerável a abalos sísmicos por estar localizado próximo ao encontro de quatro grandes placas tectônicas. Os cientistas então, desenvolveram sensores e técnicas de machine learning – também conhecidas como aprendizagem de máquina – para monitorar essas placas.
O país asiático já possui tecnologias que auxiliam no monitoramento da ocorrência de terremotos e tsunamis. Contudo, os dados desses 150 sensores precisam ainda ser processados para disponibilizar as informações da altura das ondas e até onde elas chegarão.
Os cientistas então criaram um modelo computacional que resolve uma série de equações não-lineares utilizando os dados coletados. O sistema de machine learning então recebeu mais de 3.000 cenários hipotéticos de tsunami para sua calibração. O modelo foi validado com mais 480 possíveis cenários e dados de três tsunamis reais.
De acordo com o cientista líder da equipe, Iyan Mulia, a abordagem utilizada por eles poderia servir também com outros tipos de desastres. “Estou trabalhando agora em um sistema de previsão de tempestades, também utilizando aprendizagem de máquina,” disse.
Mulia disse, porém, que apesar da precisão do equipamento, ele ainda precisa ser melhorado para eventos com ondas menores que 1,5 metros. O cientista, que é indonésio, decidiu se dedicar a essa área de pesquisa após a Indonésia ser atingida por um enorme tsunami em 2004.