O Brasil está prestes a negociar grãos digitais

Uma startup argentina, que está abrindo um escritório em São Paulo, está prestes a realizar a primeira emissão oficial de tokens no Brasil. A Agrotoken, empresa especializada em commodities agrícolas, já realizou a tokenização de 10 mil toneladas de produtos em operações de teste no país.

Os tokens são ativos digitais, criados em blockchain, que representam outros ativos, virtuais ou reais. Nesse caso, os ativos representarão produtos agrícolas como milho, trigo e soja. Cada unidade do token equivale a uma tonelada de grãos vendida e entregue pelo produtor a um armazém.

Segundo o diretor da Agrotoken, Anderson Nacaxe, a liquidez dos ativos digitais é garantida, permitindo que os usuários recebam o pagamento sempre que quiserem vendê-los. Assim, de acordo com especialistas, a tokenização facilita o barter – processo no qual os produtores utilizam a própria produção para conseguir crédito ou até mesmo pagar por produtos.

Nexcare explicou que a empresa já possui cinco hubs para unir revendedores e compradores de grãos, todos no Mato Grosso, e projeta tokenizar um milhão de toneladas no país em 2023.

“Transformamos os grãos em um ativo digital, para armazenar ou trocar por insumos, serviços e outros ativos. Os Agrotokens permitem a realização de transações comerciais e financeiras com lastro em grãos. Seu valor é relacionado ao preço dos grãos de soja (SOYA), milho (CORA) e trigo (WHEA)”, diz um comunicado da empresa em seu site oficial.

(Com informações do Agrolink)

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.