O universo do agronegócio brasileiro tem passado uma ampla transformação nas últimas décadas. Cada vez mais distante dos velhos estereótipos, a agricultura familiar (pequeno produtor rural) está se modernizando, acatando novas tecnologias e mudando o modo de gerenciar a propriedade rural.
O que é Agricultura Familiar?
De acordo com o Governo Federal, “a agricultura familiar é constituída de pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.
O setor se destaca pela produção de milho, raiz de mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças”.
A agricultura familiar é responsável pela maior parte da comida que vai à mesa do brasileiro – cerca de 70%. Isso representa cerca de 77% dos empregos da agropecuária do país, evidenciando a importância desse segmento para o Brasil.
Agricultores familiares e tecnologia
Para alavancar a produtividade da agricultura familiar no Brasil para níveis de primeiro mundo, é fundamental focar na eficiência através da tecnologia.
Conectar o agricultor é essencial! É na adoção de novas tecnologias, que a rotina da produção agropecuária será mais otimizada a cada dia. Isso impactará diretamente no aumento da produtividade e na qualidade dos produtos obtidos pela agricultura familiar, fornecendo a eles maior potencial competitivo
Como Aplicar a Internet das Coisas na Agricultura
IoT é a sigla para “Internet of Things” ou Internet das Coisas em português. É uma área voltada a engenharia de telecomunicações onde utiliza sensores e transmissão de dados para mapear e monitorar as áreas agrícolas.
Um dos conceitos ligados à tecnologia da Internet das coisas é a criação das fazendas inteligentes.
A fazenda inteligente é totalmente baseada nas tecnologias IoT. Ela permite ao produtor reduzir o desperdício e aumentar a produtividade, desde a quantidade de fertilizante utilizada, até a automatização do sistema de irrigação.
Como IoT e Irrigação inteligente podem auxiliar a agricultura familiar
O termo irrigação inteligente ganhou maior potência nos últimos anos e seu objetivo principal é ajudar o agronegócio produzir mais com menos.
Isto é, a irrigação inteligente é um sistema que leva água e nutrientes direto na raiz da planta por meio de tubos subterrâneos, garantindo assim mais economia de água, energia elétrica, mão de obra e tempo.
Essa técnica possibilita que todas as práticas agrícolas fiquem mais simples e muito mais eficientes.
Os principais benefícios da irrigação inteligente para a agricultura familiar:
Tecnologias como a irrigação inteligente, vieram para auxiliar em safras mais produtivas para a agricultura familiar.
– Sustentabilidade;
– Maior produtividade;
– Economia de água, tempo, mão de obra e dinheiro;
– Melhoria na qualidade dos produtos. Independente da cultura, a irrigação é um ponto de suma importância e que precisa de atenção.
Portanto, o IOT (Internet das Coisas) e a Irrigação inteligente são excelentes alternativas para o aumento da produtividade e qualidade da produção.