O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu na manhã da última segunda-feira (25/09), no Palácio do Itamaraty, o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính, que está em visita oficial ao Brasil. Na ocasião, foi firmado o Plano de Ação para o acordo de Cooperação Agrícola entre os países. O documento foi assinado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e pelo vice-ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã, Nguyen Hoang Hiep.
“O Vietnã é o nosso sexto maior comprador mundial. Compram soja, milho, algodão, carne bovina e querem ampliar essa relação comercial, inclusive de produtos como o café, do qual são produtores”, explicou o ministro Carlos Fávaro.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), esse plano de ação, que compreende o período de 2023 a 2025, implementa o Memorando de Entendimento firmado no ano de 2018, que tinha como objetivo incentivar uma maior cooperação entre os dois países nas áreas relacionadas à agricultura.
No novo documento, assinado pelo Mapa e pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã (Mard), a intenção é promover a troca de dados da exportação agropecuária, regulamentação e negociação de mercado de importação e exportação de produtos agropecuários, florestais e de pesca.
“Assinamos um plano de ação que vai nos permitir avançar na abertura do mercado vietnamita para novos produtos agropecuários brasileiros”, declarou o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chính.
No encontro, o presidente Lula enfatizou a importância do Vietnã para as exportações da agropecuária brasileira e destacou a ampliação da relação comercial entre os países a partir do acordo. “Queremos expandir esse fluxo, e também diversificá-lo, com mais produtos de alto valor agregado”, afirmou o presidente.
A pedido do presidente Lula, o Mapa realizará uma missão oficial ao Vietnã para conhecer o potencial de máquinas para pequenos produtores e o fortalecimento da relação comercial entre os países.
Acordos bilaterais
Além da agricultura, os líderes assinaram também acordos de cooperação bilateral nas áreas educação e defesa. Lula destacou o potencial existente para iniciativas conjuntas em inteligência artificial e startups.
Vietnã e Mercosul
Outro assunto que foi pauta durante a reunião foi o interesse do Vietnã em celebrar um acordo comercial com o Mercosul. O presidente Lula se comprometeu a levar o tema aos parceiros brasileiros na organização. “Tenho certeza de que avançaremos nessa discussão. É do nosso interesse aproximar o Mercosul da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean)”, garantiu o presidente.
De acordo com informações da Agência Gov, os países do Sudeste Asiático correspondem a quase 6,5% do PIB mundial em paridade de poder de compra. As exportações brasileiras para o conjunto de países do Sudeste Asiático já somam metade das exportações para a União Europeia.
(Com informações do Mapa e da Agência Gov)