Experiência omnichannel na cadeia agrícola pode transformar o setor

Utilizar a tecnologia para agilizar e otimizar o trabalho vai além de ser apenas uma tendência, trata-se de uma necessidade. Para o agronegócio não é diferente. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelaram que a produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2023 deve atingir o recorde de 313,3 milhões de toneladas. Para atender a uma demanda e produção que só crescem, apostar no omnichannel é uma estratégia assertiva.

De acordo com o Sebrae, “omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na concentração de todos os canais utilizados por uma empresa.”, em termos gerais, ele propicia uma experiência integrada aos clientes. “A logística ajuda a otimizar o gerenciamento de estoques e a rastrear com precisão os produtos desde a produção até o consumidor final, contribuindo para a satisfação do cliente ao garantir que os alimentos cheguem em ótimas condições de consumo e no momento certo, permitindo que as empresas do setor alimentício mantenha suas operações funcionando sem problemas”, explica Alvaro Loyola, Country Manager da startup Drivin Brasil. A startup, que ingressou recentemente no mercado agro, pretende otimizar a distribuição de alimentos agrícolas em restaurantes, hotéis e redes de supermercados atacadistas.

Experiência omnichannel na cadeia agrícola

A experiência omnichannel na cadeia agrícola está transformando o setor, já que proporciona maior conectividade entre os protagonistas da cadeia de suprimentos. Com essa abordagem de comunicação é possível que agricultores, distribuidores, varejistas e consumidores interajam de forma mais perfeita e eficiente.

“Isso significa melhor comunicação, colaboração e tomada de decisões orientada por dados em tempo real. Além disso, o omnichannel possibilita oferecer uma experiência de compra mais personalizada e conveniente para os consumidores, o que aumenta a satisfação e fidelização do cliente no setor agrícola”, detalha Loyola.

Para Lucas Canibal, gerente comercial da Drivin Brasil, o agronegócio desempenha um papel fundamental na cadeia de suprimento de alimentos, pois é responsável pela produção e pelo processamento de matérias-primas agrícolas. “Ao investir nesse setor, toda a cadeia de valor é fortalecida, permitindo maior integração e sincronização dos processos logísticos.”, diz Canibal.

O profissional ainda esclarece que a conduta facilita o acesso a produtos frescos e de alta qualidade. “Isso é essencial para manter uma logística omnichannel eficiente, uma vez que uma cadeia de suprimentos robusta e confiável é necessária para atender às demandas dos clientes em vários canais de vendas”.

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.