Azeite nacional: o ouro verde em ascensão

Azeite nacional ganha espaço em um mercado sedento por qualidade

Atualmente, há um crescimento vertiginoso na demanda por azeites de alta qualidade. Porém, com a elevação dos preços internacionais, os produtores brasileiros de azeite de oliva vislumbram uma janela de oportunidades.

Com menos de 1% do consumo nacional sendo suprido pela produção interna, a alta nos preços internacionais do azeite de oliva poderá ser o impulso que o Brasil precisa para expandir sua presença no mercado. Nesse sentido, especialmente considerando sua posição como segundo maior importador mundial do produto.

O potencial inexplorado da produção nacional

Nos últimos anos, a produção de azeite de oliva no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e na região da Serra da Mantiqueira, tem experimentado um crescimento notável. Assim, essas áreas estão se destacando pela produção de azeite extra virgem de baixa acidez. Tal azeite é categorizado como especial ou premium. Essa evolução sugere um futuro promissor para o setor, alavancado pela qualidade excepcional dos produtos nacionais.

A luta contra as importações

Historicamente, o Brasil tem dependido fortemente das importações para suprir sua demanda por azeite, com a maior parte dos produtos vindo de Portugal e da Espanha. No entanto, mudanças climáticas e redução na produção nesses países têm elevado os preços do azeite, criando uma abertura para o azeite brasileiro não apenas competir em qualidade, mas também em preço e acessibilidade.

Reconhecimento internacional e agilidade no abastecimento

Recentemente, o azeite nacional começou a ganhar reconhecimento internacional, com marcas brasileiras recebendo prêmios de prestígio. Assim, além da qualidade, os produtores brasileiros têm a vantagem da agilidade no abastecimento do mercado interno, um fator importante que diferencia o azeite nacional das marcas estrangeiras. Isso porque essas marcas são frequentemente sujeitas a atrasos e problemas de conservação durante o transporte.

Perspectivas futuras e benefícios para a saúde

O Brasil tem um grande potencial para expandir sua produção de azeite, com condições climáticas e de solo favoráveis em diversas regiões do país. Além dos benefícios econômicos, o azeite de oliva é conhecido por suas propriedades saudáveis, contribuindo para o controle dos níveis de açúcar no sangue e fortalecimento do sistema imunológico.

Um caminho a percorrer

O azeite de oliva brasileiro está no caminho certo para consolidar sua posição no mercado nacional e internacional. Com sua qualidade reconhecida e a capacidade de suprir rapidamente a demanda interna, o futuro parece promissor para este “ouro verde” nacional.

Fonte: Exame

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.