Agronegócio no setor de luxo: a abordagem da LVMH

A LVMH integra agronegócio no setor de luxo, adotando práticas de agricultura regenerativa para impactar positivamente o meio ambiente.

Agronegócio na raiz do Luxo

A LVMH, liderada por Bernard Arnault, é um conglomerado conhecido por sua presença dominante no mercado de luxo. Alumas marcas que o compõem são Louis Vuitton, Moët e Hennessy.

Em 2023, o grupo alcançou um faturamento de 86,15 bilhões de euros, marcando um crescimento de 9% em relação ao ano anterior. Esse sucesso financeiro está diretamente conectado não apenas à venda de produtos de alto padrão. Mas também à gestão estratégica de suas fontes de matéria-prima, fundamentalmente enraizadas no agronegócio.

A importância do agronegócio no setor de luxo

O agronegócio desempenha um papel importante no fornecimento de matérias-primas essenciais para a LVMH. Desde os insumos para perfumes até o couro utilizado em suas renomadas bolsas e acessórios de moda, o papel do agro na gestão desses recursos é fundamental. Assim, o grupo tem expandido sua influência no setor de couros, adquirindo participações em curtumes notáveis e apostando na qualidade e procedência sustentável dos materiais.

Couro e luxo

O segmento de moda e bens de couro, que viu um aumento de 9% em receita em 2023, é um exemplo de como o agronegócio está sendo integrado ao core business da empresa. Além disso, a LVMH controla várias instalações de processamento de couro, como os curtumes Roux e Riba-Guixá, especializados em couro bovino e couro fino, respectivamente.

Inovação no design de moda

A introdução de alternativas sustentáveis no design de moda é uma das iniciativas mais notáveis da LVMH. Nesse sentido, em 2023, a empresa lançou produtos feitos de “couro” vegetal durante o desfile da Louis Vuitton na Paris Fashion Week. Este material inovador é derivado dos resíduos da produção de champanhe, destacando a capacidade da LVMH de reutilizar subprodutos de uma maneira que alinha luxo com responsabilidade ambiental.

Estratégias de agricultura regenerativa na LVMH

A adesão da LVMH à agricultura regenerativa reflete um compromisso crescente com práticas que favorecem a recuperação e a sustentabilidade dos ecossistemas. A parceria com a CBA (Aliança de Bioeconomia Circular) e o programa LIFE360 são esforços significativos nessa direção. Com o objetivo de recuperar cinco milhões de hectares de solo degradado até 2030, a LVMH está na vanguarda do movimento de sustentabilidade no setor de luxo.

Agronegócio e vinhos

Além do couro e da moda, a LVMH investe em práticas sustentáveis na viticultura. A aquisição do Domaine des Lambrays e a gestão da Moët & Chandon exemplificam como a empresa integra o agronegócio em suas operações. Então, esses vinhedos são não apenas centros de produção de alguns dos melhores vinhos do mundo, mas também locais de implementação de práticas agrícolas que respeitam e enriquecem o meio ambiente.

A LVMH e o flerte com um futuro sustentável do luxo

A abordagem da LVMH ao integrar práticas de sustentabilidade em sua cadeia operacional reflete uma nova inclinação no setor de luxo, onde a responsabilidade ambiental e a inovação caminham juntas. Enfim, esta estratégia não só reforça o compromisso da empresa com o meio ambiente, mas também assegura a manutenção da qualidade e exclusividade que seus clientes esperam.

Fonte: Forbes

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.