Realidade aumentada e IA: inovação na MWC 2024

Realidade aumentada e IA podem formar uma poderosa aliança na inovação por meio de novas tecnologias 

O que é realidade aumentada?

Recentemente temos presenciado diversas inovações com uma verdadeira enxurrada de novas inteligências artificiais. Mas quais as possibilidades para a união entre realidade aumentada e IA?

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que insere um conteúdo virtual em um ambiente real por meio de câmeras. Assim, isso possibilita a sobreposição de elementos, proporcionando uma nova perspectiva do mundo real.

Essa tecnologia tem a capacidade de criar uma camada digital sobre qualquer cena e ampliar verdadeiramente o que é visto em um smartphone, tablet ou qualquer outro dispositivo com câmera.

O sistema de RA depende de alguns componentes básicos:

1. Em primeiro lugar, câmeras e lentes: capturam imagens e informações do ambiente real para interagir com objetos virtuais e exibir conteúdo na plataforma;

2. Em segundo lugar, sensores: leem objetos, permitindo que o dispositivo determine sua localização e características;

3. Em terceiro, a computação: processa dados, permitindo que a RA reconheça objetos identificados pelas câmeras e sensores.

Agora, mais recentemente a Inteligência artificial (IA): processa dados para realizar tarefas mais complexas, principalmente dentro de um aplicativo de RA.

Com esses elementos, a RA alcança seu objetivo de criar uma experiência imersiva para os usuários.

O casamento perfeito entre realidade aumentada e IA

Recentemente, a empresa chinesa Oppo revelou um protótipo de óculos de Realidade Aumentada (RA) equipado com assistente de voz e Inteligência Artificial generativa.

Destacando-se no estande da corporação, uma das líderes mundiais na produção de smartphones, durante o Mobile World Congress (MWC) 2024, o Air Glass 3 foi o centro das atenções justamente por implementar realidade aumentada e IA.

O Air Glass 3 assemelha-se a um par de óculos convencionais, apresentando uma estética atraente e discreta, diferenciando-se do robusto Apple Vision Pro. Esta abordagem reflete a estratégia da Oppo, que aposta na concepção de wearables que se integram naturalmente ao cotidiano, proporcionando conforto e estímulo ao uso.

Embora ofereça menos potência e funcionalidades em comparação com o Vision Pro, o Air Glass 3 concentra-se no design e na incorporação de Inteligência Artificial. Esses óculos se equipam com um assistente de voz alimentado por um vasto modelo de linguagem (LLM) próprio da marca chinesa, denominado AndesGPT. O projeto tem a intenção de realizar pesquisas e facilitar tarefas cotidianas, como o planejamento de viagens. 

Por enquanto, o dispositivo requer conexão com um smartphone Oppo e está disponível apenas na China. Confira o vídeo da Oppo!

https://www.youtube.com/watch?v=kEm-imsoD4U

Fonte: CNN; Olhar Digital.

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