O país mais populoso do mundo e a inovação com AI em fazendas

A Índia vem sendo referência na agrotech por meio da inovação com AI em fazendas 

A Índia é o país mais populoso do mundo, com uma população de 1,4 bilhão de pessoas. É um dos maiores produtores mundiais de açúcar, trigo, milho, arroz, algodão, frutas, especiarias e fertilizantes. Foi o que indicou o “Relatório do Estado da População Mundial, 2023” do Fundo de População das Nações Unidas. 

Para se ter ideia, seu produto interno bruto para 2024 é estimado em US$ 4,1 trilhões, com um crescimento anual de cerca de 6%. É quase o dobro do PIB do Brasil em 2023, que foi de US$ 2,13 trilhões.

O país, apesar de ser o quarto maior produtor agrícola do mundo, ainda enfrenta diversos desafios devido ao tamanho do seu território. No entanto, algumas soluções estão sendo implementadas, como a adoção de novas tecnologias agrícolas baseadas em inteligência artificial (IA). 

Inteligência artificial para aumentar a produtividade e alimentar a população

Um exemplo de inovação com AI em fazendas é o projeto piloto “Saagu Baagu”. O governo de Telanganá, estado no sul do imenso país, lançou o projeto em 2021. O que aconteceu em colaboração com organizações de extensão rural e empresas de tecnologia. Este programa beneficiou 7 mil produtores de pimenta, fornecendo ferramentas de AI para aumentar a produtividade. Isso resultou em avanços significativos em termos de volume de produção e adoção de agrotech.

Em menos de três anos, a iniciativa implementou várias soluções para auxiliar os agricultores. Uma parceria estabelecida pela Digital Green e o Glific desenvolveu um assistente virtual no WhatsApp. Este assistente oferece aos agricultores orientações sobre o estágio de crescimento de suas plantações.

Outra medida de apoio ao programa veio da agtech KrishiTantra, que estabeleceu centros de análise de solo equipados com tecnologia de aprendizado de máquina. Essa inovação agilizou a avaliação das terras, fornecendo aos agricultores insights rápidos sobre a qualidade do solo e recomendações de fertilizantes.

Visão computacional combatendo o desperdício

A startup AgNext implementou um sistema de visão computacional para avaliar a qualidade das pimentas no campo, permitindo aos agricultores identificar defeitos e determinar atributos como cor, forma e tamanho. Isso elevou o valor da colheita e reduziu o desperdício.

Essas ferramentas de inovação com AI em fazendas foram testadas em um programa piloto de 18 meses, abrangendo três ciclos de plantio consecutivos. Os agricultores viram um aumento de, absurdos, 21% na produtividade, além de uma redução de 9% no uso de pesticidas e 5% em fertilizantes. 

Os preços de venda aumentaram 8%, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Assim, o governo de Telanganá expandiu o programa para outros 500 mil agricultores, baseado nos resultados positivos. O sucesso da inovação com AI em fazendas indianas do Saagu Baagu sinaliza um futuro promissor com mais investimentos nesse setor, desenvolvimento e aumento da produtividade.

Desafios e benefícios da AI

As tecnologias baseadas em AI oferecem soluções para vários desafios enfrentados pelos agricultores, como o planejamento de plantio, o monitoramento da saúde das plantações e a previsão de pragas, resultando em estimativas mais precisas de produtividade. 

Nesse sentido, a inovação com AI em fazendas representa avanços, aumenta a eficiência das colheitas e promove práticas agrícolas sustentáveis, reduzindo o uso excessivo de recursos como água, fertilizantes e pesticidas.

Além do programa Saagu Baagu em Telangana, iniciativas similares estão sendo replicadas em outras partes da Índia. Por exemplo, na vizinha Andhra Pradesh, a Microsoft está enviando mensagens de texto baseadas em AI para os agricultores, resultando em um aumento de 30% na produtividade das colheitas.

Mais além, a parceria entre a Microsoft e a United Phosphorous, a UPL – uma das principais empresas de fertilizantes global, com filial no Brasil – resultou na criação da API Pest Risk Prediction, que utiliza a AI para antecipar ataques de pragas e minimizar os danos às colheitas. 

Outro destaque ocorre em Karnataka, estado vizinho de Telanganá, onde o governo emprega a AI para prever os preços das commodities agrícolas, permitindo que os agricultores façam escolhas informadas sobre a venda de seus produtos.

Crescente inovação com AI em fazendas

Esses exemplos evidenciam a crescente inovação com AI em fazendas, demonstrando sua capacidade de abordar desafios críticos enfrentados pelos agricultores em países em desenvolvimento, ao mesmo tempo em que promove práticas agrícolas sustentáveis e rentáveis globalmente.

Em suma, a Índia, sendo o país mais populoso do mundo, destaca-se na agrotecnologia por meio da implementação AI em suas fazendas. O programa piloto “Saagu Baagu” exemplifica essa iniciativa, resultando em significativos avanços na produtividade agrícola e na adoção de práticas sustentáveis. 

Enfim, a colaboração entre governo, organizações e empresas de tecnologia tem proporcionado resultados notáveis, como aumento na eficiência das colheitas, redução do uso de recursos e previsão de pragas, evidenciando o potencial da AI para enfrentar desafios agrícolas e promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo.
Fonte: Forbes

Previous
Next

Gostou? Compartilhe!

Previous
Next

Últimas notícias

Conteúdos gratuitos

A Digital Agro é uma plataforma completa com várias iniciativas em tecnologia e inovação para o campo. Inscreva-se para receber gratuitamente o conteúdo e ficar por dentro das novidades do agro.