Você consegue imaginar o mundo de hoje sem internet? Isso pode acontecer. Segundo o pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, uma grande explosão solar pode causar um apagão na internet do mundo todo em 2024.
Conforme o profissional explicou para o site Inside Paper, “a internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando numa época mais ativa”. A preocupação dele é que o gás ionizado, decorrente de grandes erupções, atinjam a Terra, distorcendo, assim, o campo magnético do planeta.
Em estudos anteriores a previsão era de que a elevação da atividade solar acontecesse em julho de 2025, mas uma atividade mais intensa já deve acontecer no ano que vem, segundo a mais recente pesquisa de Becker.
Mas, calma. Ainda dá tempo de evitar o pior. “Se tivermos um aviso, cada minuto conta porque você pode colocar os satélites em modo de segurança”, disse ele ao Fox Weather. Para evitar essa ameaça, o pesquisador, em parceria com o Laboratório de Pesquisa Naval e a própria Universidade George Mason, está desenvolvendo um mecanismo de alerta.
De acordo com um texto publicado no site TecMundo, existe a chance de que a ejeção de massa coronal do Sol vá em direção ao espaço, mas, caso mire na Terra, os sensores locais terão entre 18 a 24 horas para detectar as partículas antes que elas interfiram no campo magnético.
Além da internet, a rede elétrica, os cabos de fibra ótica, o sistema de navegação GPS e satélites de comunicação também podem ser impactados pelo fenômeno.
(Com informações do TecMundo)