Que tal conhecer a intrigante e imponente floresta Amazônica sem sair de casa? Com a Floresta Virtual Isso já é possível. O jogo foi desenvolvido pela equipe do Espaço Interativo de Ciências (EIC) – grupo ligado ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP).
Neste game, a floresta pode ser desbravada através de uma simulação em 3D realista. As ferramentas digitais possibilitam que o jogador conheça a flora e fauna do bioma, bem como o conhecimento dele extraído por diferentes etnias dos povos originários.
No lugar de uma pessoa, o passeio pela Amazônia é guiado por uma seta, que localiza diferentes plantas, animais e ensina sobre curiosidades da floresta. “Durante a navegação, o jogador pode interagir com elementos que compõem a floresta, adquirindo conhecimentos gerais e específicos sobre plantas e animais que ali habitam. Ao longo do percurso o usuário poderá participar de questionários e conquistar bonificações que o estimularão a interagir com os elementos da mídia e testar os conhecimentos adquiridos”, diz, em nota, a Agência FAPESP.
Uma equipe multidisciplinar de especialistas e estudantes de diferentes áreas compuseram o grupo responsável pelo desenvolvimento do jogo Floresta Virtual. Eles foram orientados pela professora Leila Beltramini, do IFSC-USP.
O jogo Floresta Virtual é indicado ao público infantojuvenil, pode ser usado nas escolas e também para entretenimento do público geral. Foi desenvolvido para ser acessado pelo navegador e está disponível para download gratuito pelo site do EIC
(Fonte: Agência FAPESP)