O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com o ministro da Pesca, Pecuária e Lácteos da Índia, Parshottam Rupala, e toda sua equipe ministerial, na quinta-feira (2) em Nova Delhi, e firmou uma parceria para o melhoramento genético da pecuária leiteira.
Conforme divulgou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em comunicado, há décadas o Brasil buscou a parceria da Índia na melhoria genética de seu rebanho, especificamente na raça Zebu, e agora poderá retribuir a contribuição na cooperação técnica para melhoramento genético da pecuária leiteira da raça girolando.
Durante o encontro também foram discutidos cooperações científicas com instituições de ensino superior na capacitação profissional.
Força-tarefa
A reunião discutiu ainda a formação de uma espécie de “força-tarefa” entre as equipes de ambos os ministérios para agilizar as demandas consideradas prioritárias por Brasil e Índia.
O grupo deverá analisar as demandas pendentes e o andamento dos acordos e cooperações já formadas entre os países no que diz respeito ao setor. A ideia é acelerar as negociações que podem resultar em abertura de novos mercados ainda neste ano.
Avanços na Índia
A equipe ministerial do Brasil fechou também outros acordos importantes. “Abrimos o mercado de avocado e, ainda no campo da fruticultura, também finalizamos o processo de abertura de mercado de cítricos, como limão-taiti, limão siciliano, lima ácida e tangerina. Além disso, firmamos um memorando de entendimento para ampliar o mercado de soja, a fim de podermos vender suplementos alimentares para a cadeia produtiva de leite na Índia”, afirma o ministro.
Fávaro também se reuniu com o ministro da Agência de Segurança e Padrões Alimentares da Índia, Kamala V Rao, para discutir a autorização de importação de produtos de açaí brasileiro, como a polpa e o açaí liofilizado. Recentemente, foi aberto o mercado para a exportação de refresco para a Índia.
(Com informações Mapa e Agência Gov)