Cientistas criam pele para robôs terem sensibilidade ao toque

Um grupo de pesquisadores desenvolveu uma pele que pode dar mais sensibilidade ao toque aos robôs. Segundo o estudo, publicado revista Scientific Reports na quarta-feira (25), o objetivo com isso é permitir que tarefas como pegar um pedaço de fruta, por exemplo, se torne mais simples para as máquinas. A tecnologia foi desenvolvida por cientistas da University of British Columbia em colaboração com a Frontier Robotics, instituto de pesquisa da Honda.

A tecnologia vai além da característica de dar mais capacidade aos robôs, é também bastante útil a quem tem necessidade de utilizar um braço protético ou robótico, por exemplo, pois possibilita que eles tenham estímulos táteis com destreza e precisão. É possível que eles segurem objetos frágeis sem esmagá-los ou deixá-los cair.

Conforme explica o estudo publicado na revista científica, o sensor é composto principalmente de borracha de silicone, o mesmo material usado para fazer muitos efeitos especiais de pele em filmes. O design também confere a capacidade de dobrar e enrugar, assim como a pele humana.

Esse sensor inovador usa campos elétricos fracos para detectar objetos, mesmo à distância. Ele é flexível e pode detectar forças dentro e ao longo de sua superfície. “Essa combinação única é fundamental para a adoção da tecnologia para robôs que estão em contato com pessoas”, descrevem os pesquisadores, que afirmam que esse novo sensor é simples de fabricar.

(Fonte: Canal Tech)