Pesquisadores da Universidade de Donghua, em Xangai na China, conseguiram editar os genes do bicho-da-seda para produzir fibras de teia de aranha. O resultado final foi surpreendente, já que a o material mostrou ter mais tenacidade do que o Kevlar, tecido sintético famoso pelo seu uso na fabricação de coletes à prova de balas.
As fibras das teias de aranha são um material que vêm sendo estudado há tempos pela sua capacidade de esticar e aguentar pressão. Com a descoberta, os cientistas pretendem, de acordo com o estudo publicado na revista científica Matter, usar as fibras do bicho-da-seda modificado na construção de aviões, automóveis e até mesmo em suturas médicas biodegradáveis, com o intuito de promover uma recuperação mais rápida.
Conforme descreve o estudo, fazer a modificação genética em bichos-da-seda parecia impossível no início, já que as proteínas do material são grandes e difíceis de serem incluídas no genoma de outros animais. Então, os pesquisadores utilizaram a proteína chamada de MiSp, encontrada em uma espécie de aranha tecelã do leste asiático, a Araneus ventricosus.
O resultado mostrou que a fibra resultante produzida pelo bicho-da-seda mutante é quase tão forte quanto as de uma teia-de-aranha natural, e cerca de seis vezes mais tenazes do que o Kevlar. A medida é feita por quanta pressão um material aguenta sem deformações. Além disso, a tenacidade também é levada em conta, — medida por quanta energia um material absorve ao se esticar sem se romper. A flexibilidade da fibra também se mostrou alta, já que a proteína geralmente garante resistência, mas não elasticidade.
Ainda não existe previsão para quando essa fibra deve chegar ao mercado. Antes disso, são necessários diversos cruzamentos genéticos entre os bichos-da-seda modificados e as variedades comerciais do animal, usadas na criação em larga escala.
Ademais, a proteção da propriedade intelectual é um dos desafios a serem enfrentados agora, já que será preciso fornecer ovos dos bichos transgênicos aos criadores.
(Com informações do Canal Tech)